Universidade Lusíada mostra arte pública de Charters Almeida
O escultor Charters de Almeida inaugura em Lisboa, na quinta-feira, "Da Construção da Forma Entre Arquitectura e Escultura". A exposição, organizada e já apresentada no ano passado em Itália pelas Faculdades de Arquitectura de Veneza, Milão e Turim, pode agora ser vista até 31 de Março, na Universidade Lusíada.
Dos primeiros esboços às maquetas das obras mais importantes e ao resultado da sua implantação no terreno, esta é uma mostra sobre o trabalho de um dos mais conceituados escultores portugueses no domínio da arte pública, entre 1983 e 2004.
Uma oportunidade para recordar as obras em grande escala de Charters de Almeida, intervenções conhecidas por Cidades Imaginárias, que chegam a atingir os 40 metros de altura e podem ser apreciadas em parques e jardins de vários países. É o caso das peças metálicas pintadas a vermelho que, em Lisboa, dialogam com a paisagem da Ribeira das Naus ou da rotunda de Telheiras, das Portas do Entendimento concebidas para Macau ou do conjunto escultórico instalado nas Ardenas, Bélgica.