Universidade de Évora com aumento de 2,5% do número de novos alunos

A Universidade de Évora (UÉ) anunciou hoje ter registado um aumento de 2,5% de novos alunos colocados na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, face ao ano passado, acolhendo mais de mil novos estudantes.
Publicado a
Atualizado a

"Mais de mil novos estudantes ficaram colocados na UÉ, um aumento de aproximadamente 2,5% face ao ano anterior", o que contraria "o decréscimo de 2% no número de estudantes colocados nesta fase ao nível nacional", congratulou-se a instituição, em comunicado.

A estes novos alunos, segundo a universidade, somam-se "124 estudantes que iniciam este ano letivo o seu percurso académico, 38 dos quais entraram através do concurso local de acesso para a licenciatura em Música e 86 através do concurso especial de ingresso para estudantes internacionais".

Após a conclusão da 3.ª fase do concurso nacional de acesso e das restantes vias de ingresso no ensino superior, a academia alentejana indicou estimar que o total de novos estudantes inscritos em licenciaturas, mestrados e doutoramentos seja "superior a dois mil".

Para a reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, "há um conjunto de indicadores que apontam para uma tendência claramente positiva no que à vitalidade da Universidade de Évora diz respeito".

Na análise aos resultados da 1.º fase do concurso de acesso, a reitora congratulou-se com o aumento "na ordem dos 2,5%" do número de novos alunos, "num ano em que as vagas também sofreram um acréscimo de 8%".

Segundo Ana Costa Freitas, "a preferência demonstrada pelos estudantes" colocados na academia alentejana, dos quais "86% escolheram a UÉ como 1.ª opção", e "o crescente número de estudantes internacionais" são "excelentes indicadores do reconhecimento" da instituição "na formação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho".

Nesta 1.ª fase do concurso nacional de acesso, 17 dos 33 cursos oferecidos pela Universidade de Évora preencheram a totalidade das vagas.

São os casos de Engenharia Informática, Geografia, Ciências do Desporto, Medicina Veterinária, Ecologia e Ambiente, Design, Teatro, História e Arqueologia, Ciências da Educação, Gestão, Psicologia, Relações Internacionais, Sociologia, Turismo, Património Cultural, Línguas e Literaturas e Enfermagem.

Na 2.ª fase, que decorre desde hoje e até ao dia 21 deste mês, a UÉ tem vagas disponíveis para Arquitetura Paisagista, Educação Básica, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Mecatrónica, Reabilitação Psicomotora, Biotecnologia, Arquitetura e Agronomia.

Os estudantes podem igualmente candidatar-se a licenciaturas como Geologia, Artes Plásticas e Multimédia, Biologia Humana, Ciência e Tecnologia Animal, Bioquímica, Economia, Arquitetura Biologia e Matemática Aplicada à Economia e à Gestão.

Os resultados da 2.ª fase do concurso são divulgados a 27 de setembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt