Começa amanhã na cidade de Saint-Gilles Croix- -de-Vie, na costa atlântica francesa, a primeira edição da novíssima regata oceânica entre a França e o porto de Sampetersburgo, antiga capital da Rússia, para uma selecta frota de nove veleiros multicascos da classe Multi 50.
A original regata incluirá uma rota de mais de 3700 milhas desde o porto francês, passando pelo canal da Mancha, mar do Norte e pelo mar Báltico, retornando ao porto francês. A frota deverá navegar ao largo de 14 países europeus antes de cruzar a primeira linha de chegada no rio Neva, no coração de Sampetersburgo, por volta do dia 24 de Maio, onde a frota participará numa parada naval pelo rio Neva, nas celebrações do aniversário de fundação da cidade pelo czar Pedro I, o Grande.
Depois de dez dias de escala e comemorações, a frota retomará a rota de volta ao porto francês onde deverá chegar entre os dias 4 e 5 de Junho próximo. O inédito percurso foi concebido não só para contrariar a tradicional rota de regatas através do oceano Atlântico, mas para destacar a região francesa de Vendée como uma das líderes nos sectores turístico e marítimo, até porque dois dos maiores construtores navais europeus - Jeanneau e Alliaura Marine - estão sediados na região.
Os skippers favoritos na frota de trimarãs de 50 pés são os franceses Franck-Yves Escofier, a bordo do Crêpes Whaou!, um veterano de regatas do circuito solitário Figaro; e Yves Le Blévec, vencedor da regata Transat 6,50, que navegará a bordo do multicasco Actual.
Os skippers contarão com uma tripulação total de três velejadores, pois a intricada rota exigirá constante vigilância no convés destes veleiros com mais de 15 metros de comprimento. O tráfego marítimo no estreito de Dover e no canal da Mancha, as fortes correntes no mar do Norte, as inúmeras ilhas na rota são desafios suficientes, sem contar com o complexo panorama meteorológico no longo percurso oceânico.