Começa amanhã na cidade de Saint-Gilles Croix- -de-Vie, na costa atlântica francesa, a primeira edição da novíssima regata oceânica entre a França e o porto de Sampetersburgo, antiga capital da Rússia, para uma selecta frota de nove veleiros multicascos da classe Multi 50. .A original regata incluirá uma rota de mais de 3700 milhas desde o porto francês, passando pelo canal da Mancha, mar do Norte e pelo mar Báltico, retornando ao porto francês. A frota deverá navegar ao largo de 14 países europeus antes de cruzar a primeira linha de chegada no rio Neva, no coração de Sampetersburgo, por volta do dia 24 de Maio, onde a frota participará numa parada naval pelo rio Neva, nas celebrações do aniversário de fundação da cidade pelo czar Pedro I, o Grande..Depois de dez dias de escala e comemorações, a frota retomará a rota de volta ao porto francês onde deverá chegar entre os dias 4 e 5 de Junho próximo. O inédito percurso foi concebido não só para contrariar a tradicional rota de regatas através do oceano Atlântico, mas para destacar a região francesa de Vendée como uma das líderes nos sectores turístico e marítimo, até porque dois dos maiores construtores navais europeus - Jeanneau e Alliaura Marine - estão sediados na região..Os skippers favoritos na frota de trimarãs de 50 pés são os franceses Franck-Yves Escofier, a bordo do Crêpes Whaou!, um veterano de regatas do circuito solitário Figaro; e Yves Le Blévec, vencedor da regata Transat 6,50, que navegará a bordo do multicasco Actual..Os skippers contarão com uma tripulação total de três velejadores, pois a intricada rota exigirá constante vigilância no convés destes veleiros com mais de 15 metros de comprimento. O tráfego marítimo no estreito de Dover e no canal da Mancha, as fortes correntes no mar do Norte, as inúmeras ilhas na rota são desafios suficientes, sem contar com o complexo panorama meteorológico no longo percurso oceânico.