Um político numa família de militares

Publicado a
Atualizado a

Marechal Óscar Carmona, presidente da República, era seu tio

António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues nasceu a 23/6/1956 na Maternidade Bensaúde, em S. Sebastião da Pedreira, sendo registado em Alvalade. O núcleo familiar era constituído pelos pais e a irmã mais velha.

A mãe nasceu em Mafra, concelho da avó materna, sendo o avô materno António Nobre de Carvalho Rasteiro, natural de Ereira, Montemor-o-Velho. O pai, nascido em Chaves, pertencia a uma notável família de militares. António Óscar Carmona Rodrigues, médico veterinário, era filho de um brigadeiro que combateu na Primeira Guerra Mundial por sua vez irmão do general José Filipe de Barros Rodrigues, que foi chefe do Estado-Maior do Exército durante dez anos; neto materno do general Inácio Machado Carmona e bisneto do general Leonel Machado Carmona, herói da Guerra Peninsular. Mas a figura principal da família foi o tio marechal António Óscar Carmona, que foi sucessivamente ministro dos Negócios Estrangeiros, chefe de Governo e presidente da República desde 1926 até à morte em 1951. Nesta família ainda se destaca a pintora Menez, falecida em 1995.

As origens da família levam-nos à Galiza. Rodrigo Carmona, nobre galego que se estabeleceu em Portugal no século XV, foi pai de João Carmona, sendo os dois almoxarifes da casa de Bragança em Barcelos.

De João Carmona foi neto João Machado Carmona, cavaleiro fidalgo da Casa Real, cujo filho Francisco instituiu o vínculo de Carmona, em Barcelos. Este, não tendo filhos legítimos, passou o vínculo ao seu sobrinho António de Abreu, que para o administrar mudou o nome para António Machado Carmona, conforme o seu tio exigia no legado. Casou com a sua parente Estácia Amaral de Figueiredo, também ela descendente dos Machado Carmona e de antigas famílias da Beira Alta e de Trás-os- -Montes, de quem teve, entre outros, o sucessor no vínculo Francisco Machado Carmona, cavaleiro da Ordem de Cristo. Este último teve de "Maria Gonçalves, a pilota" António Machado Carmona de Azevedo, nascido em 1709, que foi capitão dos Dragões de Chaves. Lá casou com Isabel Maria Veloso, de quem nasceu António José Machado Carmona, também capitão dos Dragões da cidade. Deste foi neto o citado general Leonel Joaquim Machado de Azevedo Carmona, trisavô do ainda edil de Lisboa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt