Ucrânia diz que 13 drones russos foram abatidos durante a noite

A Rússia tem lançado ataques de mísseis e drones contra a infraestrutura crítica da Ucrânia desde outubro, estimulando Kiev a reforçar os seus sistemas de defesa aérea com a ajuda do Ocidente.
Publicado a
Atualizado a

A Força Aérea da Ucrânia disse esta segunda-feira que abateu 13 drones explosivos lançados do sul da Rússia durante a noite, depois de as sirenes de ataque aéreo soarem durante horas em Kiev.

A força aérea disse no Telegram que as forças russas lançaram 15 drones Shahed fabricados no Irão da região de Bryansk, a nordeste de Kiev, 13 dos quais as forças ucranianas abateram.

A Rússia tem lançado ataques de mísseis e drones contra a infraestrutura crítica da Ucrânia desde outubro, estimulando Kiev a reforçar os seus sistemas de defesa aérea com a ajuda do Ocidente.

Em Kiev, sinais de ataque aéreo soaram durante várias horas na manhã desta segunda-feira e as autoridades disseram que as defesas aéreas foram acionadas devido a um "alvo aéreo".

O chefe da administração militar da cidade, Sergiy Popko, disse que os drones se dirigiam para Kiev, mas as forças de defesa aérea da Ucrânia derrubaram-nos e não causaram ferimentos nem atingiram a infraestrutura.

A Ucrânia tornou-se mais capaz de resistir aos ataques aéreos russos depois de receber novos sistemas de defesa antimísseis de aliados ocidentais, incluindo dos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

No entanto, um ataque de drones russos no final de fevereiro matou duas pessoas e feriu três na cidade de Khmelnytski, no oeste da Ucrânia.

Os EUA anunciaram no mês passado 2 mil milhões de dólares em assistência de segurança adicional para Kiev, depois de concordar em dezembro em enviar os seus mísseis de defesa aérea Patriot de alto desempenho.

Jornalistas da AFP viram recentemente tropas ucranianas fora de Kiev a proteger a cidade contra drones armados com metralhadoras da altura pré-Segunda Guerra Mundial.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt