UCI ordena processo a Alberto Contador por doping

Alberto Contador vai mesmo ser acusado de doping na Volta à França e pode perder o título de campeão. A União Ciclista Internacional (UCI) ordenou a abertura de um processo disciplinar, na sequência um controlo positivo do espanhol durante o Tour.<br />
Publicado a
Atualizado a

As análises às amostras obtidas durante o teste, realizado a 21 de Julho, no segundo dia de descanso do Tour, detectaram clembuterol em valores muito baixos, o que levou a UCI a  iniciar uma investigação científica complementar, com o apoio da Agência Mundial Antidopagem (AMA), em vez de abrir de imediato um processo. O valor detectado foi de 0,05 nanogramas por mililitro de urina, abaixo daquilo a que um laboratório está obrigado a conseguir detectar, que é 2 nanogramas.

O ciclista, vencedor do Tour em 2007, 2008 e 2010, negou ter-se dopado, argumentando que antes comeu carne de vaca espanhola, contaminada com clembuterol usado ilegalmente para aumentar a massa muscular dos animais, e apresentou um estudo científico que sustentava essa possibilidade.

Mas, segundo vários órgãos de comunicação social, como o norte-americano The New York Times e o francês L'Équipe, nas amostras de sangue de Contador foram também encontrados plastificantes, componentes químicos usados no fabrico de bolsas utilizadas em transfusões sanguíneas, o que sustenta a hipótese avançada por cientistas (ver relacionados) de que o clembuterol era resultante de contaminação não com carne de vaca mas sim de uma transfusão com sangue do próprio Contador, que fora colhido semanas antes numa altura em que o ciclista estava a usar clembuterol.

Segundo a AFP, a UCI ordenou a abertura de um inquérito disciplinar a Contador, processo que terá de ser conduzido pela Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), a quem cabe a decisão em primeira instância, passível de recurso até ao Tribunal Arbitral do Desporto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt