Tiago Monteiro primeiro português a vencer Corrida da Guia do GP Macau
Tiago Monteiro terminou à frente do francês Jean Karl Vernay (Volkswagen) e do espanhol Pepe Oriola (Seat), numa prova que já contou para o campeonato do mundo de WTCC e que desde o ano passado integra o campeonato TCR International Series, apesar de o português não estar a participar nessa competição.
O suíço Setefano Comini (Volkswagen) sagrou-se este domingo o campeão do TCR International Series, apesar de ter terminado em quarto lugar a Corrida da Guia.
A prova teve duas corridas com um intervalo de cerca de 15 minutos e cada uma delas deveria ter tido 10 voltas, que não chegaram a ser completadas nos dois casos, devido a vários acidentes. As duas corridas acabaram por ter sido esgotado o tempo previsto e não por terem sido completadas as dez voltas.
Na primeira corrida, que Tiago Monteiro terminou em terceiro, os pilotos só completaram cinco voltas e depois de a prova ter estado parada na maior parte do tempo, por causa de acidentes na primeira e na quarta volta. Na segunda corrida, foram feitas sete voltas e Tiago Monteiro, depois de partir em terceiro lugar, passou para o primeiro posto logo na partida. Após quatro voltas, a prova parou por causa de acidentes e depois foi retomada para apenas mais três voltas.
"Estou muito feliz, obviamente. É um alívio grande, porque é uma corrida muito difícil, muito tensa", afirmou Tiago Monteiro, no final. Para o piloto português, esta vitória foi também um ajuste de contas com Macau, depois de em 2014 ter visto fugir-lhe a vitória na prova, que então contava para o campeonato do mundo de WTTC.
Em 2014, o português perdeu em Macau, na última corrida do mundial WTCC, para o britânico Robert Huff, em Lada, depois de à 9.ª volta a direção do seu Honda ter bloqueado. "Há dois anos foi uma grande tristeza, a três curvas do fim, bloquear a direção no WTTC, e por isso foi uma pequena vingança aqui. Tinha alguns ajustes ainda a ter com Macau e foi fantástico", afirmou.
A Corrida da Guia realiza-se desde 1972 e o Grande Prémio de Macau celebra este ano a 63.ª edição.