Telemóveis para idosos com teclas e visor maiores

Telefone tem ainda um botão SOS que permite configurar três números úteis.
Publicado a
Atualizado a

Num país com quase dois milhões de pessoas com mais de 65 anos e que continua a envelhecer, multiplicam-se as ofertas a pensar nos mais velhos. Uma das mais recentes foi lançada na Expo Sénior, que acaba hoje no Pavilhão Atlântico: um telemóvel desenhado a pensar nos mais velhos.

Entre as características que marcam a diferença deste produto, destacam-se o teclado de maiores dimensões, um visor amplo de modo a tornar os números e as letras bem visíveis. A estas juntam- -se ainda um auricular com maior potência auditiva, vibracall e a possibilidade de ser compatível com aparelhos auditivos.

Segundo António Arnaut, director de marketing da AEG Portugal, empresa que terá dois telemóveis em exposição durante a feira, "estes equipamentos foram concebidos a pensar nos seniores e apresentam algumas diferenças em relação aos telemóveis tradicionais".

Uma delas é o botão SOS, que permite configurar três números que serão contactados pelo idoso, em caso de emergência. "Este botão permite definir três números - dos filhos, polícia, bombeiros, um vizinho - que serão contactados assim que o botão for accionado", explica António Arnaut. Que acrescenta que "os números definidos serão sucessivamente contactados até que um deles atenda a chamada".

Depois do AEG Auro Comfort 1010, a marca de telemóveis lançou no mercado nacional, em Fevereiro, o AEG SP 100. "São dois aparelhos muito similares, que têm como principal diferença o facto de este modelo mais recente ser um concha", salienta António Arnaut. Esteticamente mais agradável, o SP 100 "só permite perceber que é um telemóvel para seniores quando é aberto".

Lançado há um mês, o novo modelo ainda está a dar os primeiros passos no mercado. Mas a AEG acredita que terá ainda mais sucesso que o modelo anterior. "Do 1010 vendemos duas mil unidades em seis meses", diz António Arnaut, que acredita que "com um pouco mais de comunicação junto deste público específico será possível atrair ainda mais clientes".

Esta e outras ofertas, bem como o debate de temas dedicados sobretudo aos mais velhos, ainda vão estar hoje na 50 + Expo Sénior. O Pavilhão Atlântico recebeu durante o fim-de-semana 30 stands, com diversas marcas e com conferências e workshops dedicados a 14 temas. A saúde dominou o evento, mas a feira também deu conselhos em áreas como a segurança ou sexualidade (ver caixa).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt