Teatro: O génio de Mozart visto por quem o inveja, encenação de Tim Carroll

Publicado a
Atualizado a

Lisboa, 05 set (Lusa) -- O Teatro Nacional D. Maria II propõe um clássico a abrir a temporada: Mozart visto pelo olhar invejoso do compositor da corte austríaca do século XVIII, Salieri. Chama-se 'Amadeus', tem encenação do britânico Tim Carroll e estreia-se na quinta-feira.

A peça, do também britânico Peter Shaffer, parte da rivalidade que o poeta e dramaturgo russo Aleksandr Pushkin criou entre os dois compositores na sua obra 'Mozart e Salieri', de 1831, e dela disse o autor: "A origem de 'Amadeus' está num desejo antigo de celebrar Mozart, mas a peça não é, na verdade, apenas sobre Mozart. É também sobre Salieri. É sobre a natureza do sentido de injustiça de um homem".

Tim Carroll resumiu, em declarações à Agência Lusa, prestadas hoje que a peça "é sobre Salieri e Mozart, um deles é um dos maiores génios de sempre e o outro é apenas um compositor muito bom. E o compositor muito bom decide que não consegue viver num mundo em que não é ele o melhor compositor. Deus deu a genialidade a um homem muito menos merecedor dela que ele e, então, ele decide vingar-se. Salieri destrói Mozart no decurso desta peça".

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt