Taxa de IRS do segundo escalão baixa de 23% para 21%: veja a tabela

A taxa média nos restantes escalões é reduzida em dois pontos. Confirmada a subida de 5,1% dos escalões, abaixo da inflação esperada para este ano.
Publicado a
Atualizado a

O Governo propõe reduzir em dois pontos percentuais, de 23% para 21%, a taxa marginal do segundo escalão de IRS que abrange rendimentos coletáveis anuais entre 7 479 e 11 284 euros. E, em consequência, diminui a taxa média nos restantes escalões, a qual permitirá a redução de imposto a pagar para mais de 2 milhões de agregados, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2023.

Tal como consta do Acordo de Médio Prazo de Melhoria de Rendimentos e Competitividade, assinado este domingo entre UGT e confederações patronais, o governo propõe "atualizar os escalões de IRS no valor de referência de aumentos salariais para 2023, ou seja, 5,1%", ou seja, abaixo da inflação prevista para este ano que se deverá fixar acima de 7%, o que significa que haverá perda de poder de compra.

Estas medidas irão beneficiar cerca de 3 milhões de agregados ou mais de 4 milhões de pessoas que pagam IRS e terão um custo orçamental, em 2023, de 500 milhões de euros.

Confira, em baixo, as alterações propostas para os escalões de IRS.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt