Surdez de Townshend pode ditar fim da banda

Publicado a
Atualizado a

O grupo britânico The Who poderá acabar, caso os problemas auditivos do guitarrista Pete Townshend não melhorem. Mais de 45 anos de concertos causaram a surdez do guitarrista, motivada pela tinnitus, doença provocada pelo excesso de ruído. Townshend, de 60 anos de idade, teme que os problemas de audição sejam definitivos e que, caso não recupere parte da audição, não conseguirá compor novo material, essencial para a nova digressão do grupo de My Generation.

Pete Townshend considera que o género de rock que ajudou a popularizar e refinar, assente em guitarras barulhentas e canções dinâmicas, foi a principal causa da sua surdez, e teme que os problemas de audição não tenham solução possível. O problema, agora, não é apenas conseguir escrever as canções certas para partir em digressão, como também conseguir ouvir o material que compõe.

Músicos como Neil Young e Mick Fleetwood, dos Fleetwood Mac, vieram também a público testemunhar sobre os seus próprios problemas de audição, que têm vindo a ser encarados como um dos principais casos de saúde derivados do maior ruído de fundo inerente à vida nos centros urbanos, desde a proliferação do walkman nos anos 80 e da tendência generalizada para o aumento do registo sonoro na música e no cinema.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt