Sócrates resolve caso Defensor Moura com PS

Publicado a
Atualizado a

Legislativas. Autarca de Viana do Castelo convidado para listas de deputados

Autarca tinha entrado em rota de colisão com a federação local socialista

Defensor Moura, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi convidado por José Sócrates , para integrar as listas às próximas legislativas pelo distrito, soube o DN junto de fonte do partido. Um cenário que o autarca recusa comentar, dizendo apenas que, "neste momento" é "o candidato do PS à Câmara". No entanto, explicou fonte do PS, este seria o cenário mais "honroso" para o partido, sobretudo tendo em conta a recusa da distrital em aceitar Moura como recandidato à Câmara.

Apesar de Moura rejeitar comentar o assunto, fonte oficial do PS afirmou ao DN que o convite para integrar a lista em lugar ilegível, foi feito no último congresso por Sócrates, ainda não sendo clara a posição do actual autarca. Neste cenário, a opção de José Maria Costa, actual vereador e líder da concelhia de Viana, como cabeça de lista nas próximas autárquicas seria totalmente consensual e garantiria uma solução final para o conflito que há semanas opõe a liderança distrital, de Rui Solheiro, que recusa o nome Defensor Moura como recandidato, à estrutura local.

Defensor Moura é presidente de Viana do Castelo desde 1994 e viu o seu nome aprovado por unanimidade e aclamação como recandidato na concelhia. No entanto, desta vez e numa atitude inédita, a Federação Distrital decidiu avocar o processo de escolha do candidato naquele Município. A Federação acusa Moura de, a propósito do referendo à integração de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM), ter mantido um "desrespeito continuado pelas instituições democráticas, pelos partidos políticos, particularmente o Partido Socialista, e um insulto calunioso aos diferentes dirigentes, autarcas e deputados".

Neste cenário o parecer da distrital será fundamental, mas para já ainda não foi assumida qualquer posição, publicamente, decorrendo negociações internas sobre os nomes da lista a apresentar nas próximas eleições legislativas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt