Só o Benfica deu a volta na última jornada
Chegar à última jornada da Liga com o título de campeão por atribuir não é uma situação estranha ao FC Porto. Na verdade, os sete primeiros títulos dos dragões, entre 1934 e 1985, foram conquistados na última jornada, tal como em 1986, 1993 e em 2007, este último ano com Jesualdo Ferreira no comando técnico da equipa portista.
Contas feitas, o FC Porto assegurou dez dos seus 26 títulos na última jornada, sendo que em oito deles o Benfica esteve à espreita de um deslize até ao fim. À exceção da época 1938/39, em que o FC Porto empatou (3-3) com as águias e foi campeão, os dragões venceram sempre que tiveram a pressão do Benfica, uma dessas vezes no estádio dos encarnados (em 1940, por 3-2).
Na verdade, só por uma vez, em toda a história do campeonato português, um líder deixou fugir o título na última jornada. Foi em 1955: o Belenenses, com mais um ponto do que o Benfica (a mesma vantagem, agora, do FC Porto), empatou no terreno do Sporting e os encarnados aproveitaram, sagrando-se campeões com um triunfo ante o Atlético. Agora mais habituado a ser campeão antecipado, o FC Porto terá que vencer em Paços de Ferreira para garantir o tricampeonato, isto partindo do princípio de que o Benfica não facilitará no Estádio da Luz, frente ao Moreirense (se os encarnados não ganharem, qualquer resultado no Capital do Móvel servirá ao FC Porto).
Vítor Pereira, porém, não tem boas recordações a sua última visita ao reduto dos castores, um dos três estádios em que ainda não venceu na Liga, para além de Barcelos (onde sofreu a única derrota, há 16 meses) e Alvalade. Em março de 2012, o FC Porto foi a Paços de Ferreira empatar a um golo (Melgarejo, emprestado pelo Benfica, fez o empate a 15 minutos do final) e os dragões acabaram por perder a liderança; não para a equipa de Jorge Jesus, curiosamente, mas sim para o Sp. Braga. Os portistas ainda tiveram tempo de recuperar o 1.º lugar, mas na altura ainda havia cinco jornadas para se jogar, enquanto que neste domingo tudo ficará definitivamente decidido.
O Paços de Ferreira, recorde-se, só sofreu uma derrota na Mata Real/Capital do Móvel nesta temporada e foi diante do Benfica, forçado a uma reviravolta, com "bis" de Lima, para vencer por 2-1. Os pacenses, é certo, não ganham ao FC Porto há dez anos (20 jogos), mas o empate poderá chegar para estragar o todo o trabalho de uma época no Dragão. Isto porque em Paços de Ferreira a festa já está garantida, uma vez que o 3.º lugar já está assegurado pelos pupilos de Paulo Fonseca.