Fórmula 1: Ayrton .*** Emídio Simões, Agência Lusa ***.O comando era a única posição que admitia para si, o que o fez cometer vários exageros nas pistas e lhe criou inimizades no "paddock" - falecido aos 36 anos em 01 de Maio de 1994 em Imola, no Grande Prémio de São Marino, Senna não deixava ninguém indiferente: ou se amava, ou se odiava..Entre os seus maiores ódios de estimação contavam-se o também brasileiro e triplo campeão do Mundo Nélson Piquet e o francês e tetracampeão mundial Alain Prost, com o qual teve uma rivalidade encarniçada, iniciada nos dois anos em que tiveram de se suportar mutuamente na McLaren-Honda..Ao longo dos 13 anos em que correu em monolugares, Senna conquistou fama de ser um exímio afinador, um piloto metódico, persistente e perfeccionista, que sabia como poucos relatar aos mecânicos o que sentia ao volante..Era claramente o melhor de todos em qualificação e piso molhado, mas pecava pela sua obsessão pela vitória, que por vezes o levava a exagerar em pista ou a utilizar uma certa baixa política no "paddock"..Exemplo disso foi o que aconteceu em 1993, quando percebeu que precisava de um lugar na Williams-Renault para voltar a ser campeão do Mundo - após ter sido em 1988, 1990 e 1991 com a McLaren -, o que ditou o afastamento de Prost da equipa de Frank Williams..Os adeptos da Fórmula 1 ainda hoje recordam três dos seus vários recitais à chuva, nos Grandes Prémios do Mónaco de 1984, de Portugal de 1985 e da Europa de 1993, em Donington Park, Inglaterra..No ano da sua estreia, foi segundo no principado com um Toleman-Hart, atrás de Prost, sob um dilúvio que obrigou a corrida a ser dada por terminada a meio, enquanto no Estoril obteve a primeira vitória na Fórmula 1, com um Lotus-Renault, e deixou todos os outros a pelo menos uma volta..Em Donington Park efectuou aquela que ainda hoje muitos consideram a melhor primeira volta da história da Fórmula 1: após largar da quarta posição da grelha e perder um lugar na partida, ao ser bloqueado pelo alemão Michael Schumacher, ultrapassou cinco adversários numa pista completamente alagada e concluiu a primeira volta já no comando..Parecia que Senna corria ao Sol enquanto todos os outros lutavam contra condições extremamente adversas. A primeira volta foi de sonho, mas o brasileiro continuou a aula nas seguintes, passando na meta pela segunda vez com 4,2 segundos de vantagem, para aumentá-la para 6,7 na seguinte... até consumar a vitória de forma clara..Mas também foi protagonista de outras corridas lembradas pelas piores razões, como os Grandes Prémios do Japão de 1989 e 1990, nos quais a sua guerra particular com Prost terminou com ambos fora de pista, sendo os títulos mundiais atribuídos primeiro ao francês e depois ao brasileiro..Em 1989 foi desclassificado por ter sido auxiliado a regressar à pista após o acidente com Prost, que terá sido facilitado pelo francês, e depois foi castigado por comportamento perigoso em corrida..Foi então que as relações com o presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA) da época, Jean-Marie Ballestre, atingiram o ponto de ruptura, com Senna a ameaçar com o abandono e a acusar o dirigente francês de querer beneficiar o compatriota Prost, ainda seu companheiro de equipa na McLaren-Honda..No ano seguinte, Senna e Prost, este agora na Ferrari, também chegaram ao Japão numa situação em que quem ganhasse o último Grande Prémio da temporada seria campeão, mas desta vez a vantagem era do brasileiro, que conquistaria o título se nenhum dos dois terminasse a corrida de Suzuka..E foi o que aconteceu: ao perder uma polémica acerca do local da "pole position", Senna avisou Prost de que devia ter cuidado na primeira travagem e o certo é que ambos ficaram na escapatória da primeira curva, após o sul-americano ter tentado colocar o seu McLaren-Honda onde não cabia..Além de ser um desportista de culto no Brasil - o seu funeral foi acompanhado por mais de um milhão de pessoas nas ruas de São Paulo -, Senna tinha uma legião de adeptos em todo o Mundo, principalmente no Japão e em Portugal..A sua relação com Portugal era de tal forma próxima que, apesar de residir no Mónaco, passava muito tempo na casa que possuía na Quinta do Lago, no Algarve, e à data da morte era o sócio número 13.123 do Belenenses, com as quotas em dia..Agora é recordado em circuitos do Mundo inteiro, nos quais foram edificados monumentos em sua homenagem ou baptizadas curvas com o seu nome, como aconteceu com a parabólica de acesso à recta da meta no Autódromo do Estoril..Com o abandono de Prost, no final de 1993, e a morte de Senna, na terceira prova do ano seguinte, a Fórmula 1 perdeu muita da sua magia e ficou sem qualquer campeão mundial no pelotão até Michael Schumacher conquistar o seu primeiro título, em 1994, e começar a assumir a condição de herdeiro do "Professor" e do "Mágico"..ESI..Lusa