Secundária de Amarante começa ano letivo em obras que terminarão em janeiro

O ano letivo na Escola Secundária de Amarante vai começar com o estabelecimento em obras, mas a direção espera que a primeira fase dos trabalhos termine em dezembro e a última em janeiro.
Publicado a
Atualizado a

"As obras estão a decorrer em bom ritmo, de acordo com o que estava previsto. Estamos muito satisfeitos", referiu hoje o diretor da escola, Fernando Sampaio, em declarações à Lusa.

Os trabalhos em curso, observou, também já permitiram demolir o edificado antigo, o qual gerava preocupação na comunidade escolar, nomeadamente por questões de segurança.

O responsável explicou que a programação da empreitada indica que durante as férias de Natal estará concluído o terceiro bloco de aulas, a cantina e o espaço exterior, e aponta para o final de janeiro o fim dos trabalhos no pavilhão desportivo, na sala de ginástica e no campo de jogos.

"Vamos ficar com ótimas instalações. Estamos todos ansiosos", comentou, elogiando a qualidade do projeto e prevendo que toda a comunidade escolar ficará satisfeita.

As obras de remodelação do estabelecimento foram iniciadas em 2011, suspensas posteriormente por ordem do anterior Governo e retomadas por indicação do atual executivo. Pouco tempo depois, em novembro de 2015, a obra voltou a parar, por alegados problemas com a empresa Parque Escolar e o consórcio que estava a fazer a construção.

Em novembro de 2016, o Ministério da Educação abriu concurso para a finalização das obras, no valor base de 3,6 milhões de euros, mas a empreitada nunca arrancou.

Em fevereiro do ano passado, realizou-se uma manifestação de protesto pela situação, com centenas de alunos concentrados à porta do estabelecimento.

Meses depois, as obras foram retomadas, trabalhos que estão atualmente a decorrer no estabelecimento, segundo a escola, "em bom ritmo".

Enquanto decorrem os trabalhos, explicou hoje o diretor, as aulas vão decorrer como nos anos anteriores, recorrendo-se à utilização de monoblocos.

O ano letivo vai começar na Escola Secundária de Amarante com 1.250 alunos, mas as novas instalações poderão acomodar mais 150, garantindo assim uma margem de crescimento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt