Sarkozy tem raízes húngaras

Publicado a
Atualizado a

O candidato mais bem posicionado nas sondagen para ser o próximo Presidente da França é Nicolas Paul Stéphane Sarkozy de Nagy-Bocsa, que nasceu em Paris a 28/1/1955. As suas origens familiares e ligações genealógicas são curiosamente heterogéneas.

O pai, Pal Sarkozy de Nagy-Bocsa, nasceu em Budapeste em 1928, membro de uma família da nobreza rural húngara expropriada e exilada pelos comunistas no fim da II Grande Guerra. O seu 11.º avô paterno, Mihaly Sarkozy, foi tornado nobre pelo imperador da Alemanha, pelo esforço militar de contenção das invasões otomanas, em 1628.

A mãe de Sarkozy, Andrée Jeanne Mallah, é advogada, nascida em 1925, filha de uma francesa católica e de um médico grego de origem judaica, sefardita, estabelecido no centro de Paris.

Sarkozy tem dois irmãos do casamento dos pais, Guillaume, que é um empresário de sucesso, e François, médico pediatra. Do actual casamento do seu pai com Christine de Ganay tem mais dois irmãos, Caroline e Pierre. Encontramos uma interessante ligação genealógica com Portugal na árvore destes: os Ganay, descendem de uma família de judeus portugueses do séc. XVII, Mendes da Franca (sic), também antepassados do antigo primeiro-ministro francês Pierre Mendès-France.

Nicolas Sarkozy casou duas vezes. Da primeira mulher tem dois filhos e um filho de Cecilia Ciganer-Albéniz, filha de um romeno judeu de origem russa e de uma espanhola, neta materna de um embaixador na Bélgica e bisneta do compositor clássico espanhol Isaac Albeniz. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt