Saliva identifica período fértil

Publicado a
Atualizado a

Miguel Vázquez

Agora basta cuspir para saber se pode engravidar - um teste inovador identifica o período fértil da mulher através da saliva. Foi ontem apresentado no British Hospital, em Lisboa.

O Fertilfacil funciona como um sistema de análise que, através de um pequeno aparelho (do tamanho de um baton) de uso pessoal e contínuo, identifica a fertilidade na saliva, revelando se a mulher se encontra no seu período fértil ou não. Basta recolher uma gota de saliva, colocá-la no vidro do aparelho e deixar secar durante 15 minutos.

Segundo Miguel Raposo, director-geral do Instituto Galénico - a empresa que fará a distribuição do produto em Portugal -, " a saliva de uma mulher que se encontra no período fértil irá apresentar um aspecto em forma de folhas de fetos, com um maior número de ramificações".

O aumento de estrogénios na saliva, durante o período fértil da mulher, favorece o aparecimento de sais que cristalizam em forma de folha de feto.

Segundo o responsável do Instituto Galénico, este novo dispositivo "não é um método de tratamento, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis nem é um método contraceptivo". É apenas um produto que permite à mulher controlar o seu ciclo de fertilidade.

A empresa distribuidora garante que as vantagens deste teste são variadas: aumenta as probabilidades de engravidar num espaço de tempo mais curto e permite a detecção precoce de situações passíveis de tratamento, contribuindo para diminuir o stress psicológico e emocional da mulher.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt