Restauração
O grupo Ibersol, representante de algumas das marcas de fast-food mais famosas do mundo, como a Pizza Hut, o Burger King ou a Pans & Company, apostou nos últimos anos numa viragem táctica - a empresa privilegia o serviço de preços baixos para combater as quebras de consumo. Esta opção pelo low cost permitiu à detentora de algumas das maiores cadeias de restauração continuar a crescer, apesar da crise mundial. Outras insígnias fazem parte do grupo, como o restaurante Pasta Caffé, mas são as que oferecem serviço ao balcão que apresentam os melhores resultados.
Preços a partir de 1,5 €
Enquanto o mundo está cada vez mais afectado pela crise, a gigante norte-americana dos hambúrgueres apresenta resultados que contrariam a tendência. Fruto dos preços baixos que praticam, mesmo para o conceito fast-food, e talvez até da superpromoção McPoupança que oferece os produtos a um euro, a empresa aumentou as vendas em 0,7% nos EUA, Ásia, Médio Oriente e África no passado mês de Fevereiro. Apenas na Europa os resultados não se apresentaram tão favoráveis, tendo a procura descrescido 0,2%.
Preços a partir de 1 €
Dentro da restauração de alta qualidade, o chef Henrique Sá Pessoa abriu um novo espaço low cost com uma política de preços considerada mais acessível. O restaurante Alma dirige-se a um público que normalmente não tem possibilidade de frequentar os restaurantes de cozinha de autor. "Para baixar o preço médio, trabalho outros produtos menos nobres, mas nem por isso menos dignos. A cavala, a raia ou o leitão, em vez do caviar ou dos salmonetes, são alguns dos novos produtos que transformo em pratos deliciosos. E onde procuro ser o mais criativo possível, explica Henrique Sá Pessoa.
Preço médio entre os 35 e 40 €