Repórter holandês chega às Canárias numa 'patera'

Publicado a
Atualizado a

Televisão. Jornalista estava a preparar reportagem sobre imigração ilegal

Viagem foi realizada na companhia de 28 imigrantes magrebinos

As forças de segurança espanholas tiveram uma surpresa quando foram resgatar os tripulantes do quarto bote que, no passado fim-de-semana, deu à costa do arquipélago das Canárias. Entre os 28 imigrantes de origem magrebina estava um jornalista holandês, que estava a realizar uma reportagem para uma estação de televisão do seu país.

De acordo com o diário espanhol El Mundo, o repórter contou aos serviços da Cruz Vermelha que embarcou na costa subsariana, e que realizou a travessia até chegar a Lanzarote, tudo para uma reportagem que já estava a ser preparada há meses. De acordo com fontes da ONG, quando o europeu se identificou como jornalista foi conduzido ao serviço de estrangeiros da polícia de Arrecife, na província de Las Palmas.

Na patera, uma pequena embarcação sem quilha, viajaram 28 imigrantes, dos quais onze seriam, provavelmente, menores, e ainda uma mulher. Todos se encontravam "num bom estado de saúde, apesar de um deles ter sofrido de uma subida do teor de açúcar no sangue, o que não se revestiu de gravidade", afirmou o coordenador da Cruz Vermelha em Lanzarote, Sergio Rodríguez.

Não é a primeira vez que um jornalista sobe a bordo de um destes botes para viajar até à costa espanhola. Em Outubro de 2004, dois repórteres franceses, Gregoire Deniau e Olivier Jobard, chegaram a Fuerteventura numa patera, juntamente com 23 imigrantes magrebinos e subsarianos. Tal como no caso do jornalista holandês, ambos demoraram meses a preparar a reportagem e, tal como agora, não revelaram a sua intenção para não interferir com os interesses dos imigrantes que acompanharam.

"Já tinham sido feitas reportagens sobre os imigrantes no deserto, mas faltava contar a experiência da viagem por barco", disse então Deniau ao canal da televisão pública francesa France 2. - F. F.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt