Regresso de três séries clássicas

Publicado a
Atualizado a

Um sábado em cheio, para os nostálgicos e para todos os que gostam de recordar boas séries que foram marcos importantes na história da televisão, é o que oferece a RTP Memória. As três séries que começam a ser transmitidas hoje são Monty Phyton Flying Circus (Os Malucos do Circo), Bonanza e Yes Minister (Sim, Senhor Ministro).

O humor dos Monty Phyton chega aos ecrãs às 15.30, na série que protagonizaram entre 1969 e 1974, e que, na altura, ficou conhecida em Portugal como Os Malucos do Circo.

O grupo inglês constituído por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Carol Cleveland revolucionou o chamado humor nonsense, podendo mesmo afirmar-se que há um humor pré- -Monty Phyton e um humor pós- -Monty Phyton.

Em 1970, o prémio especial dos Bafta TV distinguiu a produção de Os Malucos do Circo. Três anos depois a série conquistou o Bafta TV para o melhor programa de entretenimento.

A carreira do grupo estendeu-se depois ao cinema com a realização de três filmes A Vida de Brian (Life of Brian), O Sentido da Vida (The Meaning of Life) e Monty Phyton em Busca do Cálice Sagrado (Monty Phyton and the Holy Grail).

Depois cada um dos seus membros seguiu a sua carreira individual, com alguns reencontros noutros projectos.

Ao final da tarde, mais concretamente às 19.00, inicia-se a transmissão do primeiro episódio de Bonanza, série norte-americana produzida entre 1959 e 1973.

A acção decorre no lendário rancho Ponderosa, em Virginia City (Nevada) durante e depois da Guerra Civil Americana. A família Cartwright, composta por Ben, Adam, Hoss, Litle Joe e Jamie, é a protagonista da série.

Os actores Lorne Greene e Michael Landon, que depois participaram noutras séries de êxito, são ainda hoje os mais conhecidos intérpretes de Bonanza.

O elenco e a produção da série receberam o prémio Bronze Wrangler dos Western Heritage Awards, em 1970.

Em Bonanza, Ben Cartwright é o líder de uma família composta unicamente por rapazes que enfrentam vários perigos em cada episódio.

Depois da viagem ao velho Oeste, o serão é dedicado a uma visita guiada ao mundo da política inglesa, através da série Sim, Senhor Ministro, a partir das 21.30.

Nesta série produzida pela BBC, James Hacker (Paul Eddington) é nomeado ministro da Administração Interna. Tem um chefe de gabinete (Nigel Hawthorne) e um secretário (Derek Fowlds) que não lhe vão fazer a vida fácil e o iniciam no complexo mundo da governação.

Esta série explica aos espectadores como funciona um ministério e mostra as intrigas e os jogos de bastidores que estão na base de muitas decisões políticas.

Sim, Senhor Ministro foi a primeira série a ganhar em três anos consecutivos (1981/82/83) o prémio Bafta TV para a melhor série de comédia. Em 1982-83, o actor Nigel Hawthorne conquistou o Bafta TV para a melhor interpretação.

Ao contrário de outras produções similares, em Sim, Senhor Ministro o humor é pedagógico.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt