Regresso de Rui Rio não afeta Governo de Passos Coelho

O antigo ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, disse esta terça-feira que o regresso de Rui Rio à vida política tem significado político, sem porém, colocar em causa a liderança de Pedro Passos Coelho no PSD.
Publicado a
Atualizado a

O social-democrata Nuno Morais Sarmento afirmou no programa " Falar Claro " da Rádio Renascença que "pôr em causa uma liderança com a responsabilidade da governação", politicamente, "não é normal e não acontecerá", a não ser devido a "circunstâncias excepcionais ou momentos de mudança no país, não no partido".

Apesar de Rui Rio já ter admitido que se existisse um " grande movimento " nesse sentido, poderia ser candidato ao PSD ou à Presidência da República, o comentador reiterou que isso não significaria que a liderança de Pedro Passos Coelho poderia estar em causa num futuro próximo.

Relativamente às eleições primárias no principal partido da oposição, o social-democrata, afirmou que o candidato à presidência do PS, António Costa não está a agir de maneira igual à de Rui Rio " porque acha que a situação actual não é sustentável" e que o partido " está numa situação desesperada", a necessitar de mudanças.

"Rui Rio, que eu saiba, não disse nem acha nada disto. Não é porque tenha nenhuma vontade de candidatura nem por achar que é preciso mudar de líder, ao contrário do que acontece no PS", defendeu Morais Sarmento.

No entanto, se a situação dentro do seio social democrata se agravar no futuro, para o comentador, a disponibilidade do antigo presidente da Câmara do Porto terá " significado" nessa altura.

"Há a questão dos entendimentos e dos consensos. Se avançarmos para uma segunda parte do ano mais intensa e agitada em termos políticos, por força da situação do PS, da situação interna da coligação, da preparação do Orçamento do Estado para 2015... se por causa de tudo isto a situação de repente se acelera e torna mais tensa, este entendimento [político] pode ser decisivo. E se este entendimento for decisivo, e sê-lo-á sempre pós-eleições, isto tem um significado político e a disponibilidade de Rui Rio tem este significado preciso neste tempo preciso", finalizou Morais Sarmento.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt