Reforço da repressão à velocidade excessiva

Publicado a
Atualizado a

O Governo anunciou ontem o "reforço generalizado" do combate ao excesso de velocidade, incluíndo das motas, e à condução sob efeito do álcool.

Esta é uma das 11 novas medidas divulgadas pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões, no final da reunião com as diferentes entidades do sector, onde aproveitou para enviar condolências aos familiares das 15 vítimas mortais do acidente ocorrido segunda-feira na A23 envolvendo um autocarro e um veículo ligeiro. O início, já a 25 de Novembro e de forma contínua até 07 de Janeiro de 2008, das campanhas de fiscalização do trânsito habitualmente centradas nas épocas de Natal e Ano Novo, é outra das acções aprovadas. Ascenso Simões adiantou que vão ser investidos dois milhões de euros na aquisição de novos radares, alcoolímetros, balanças e reforço dos meios para controlo das fugas à inspecção obrigatória dos veículos e à posse de seguro automóvel.

No que respeita aos radares instalados e a colocar nas auto-estradas, eles estarão colocados de forma bem visível para os automobilistas, frisou o secretário de Estado. A melhoria da rede de sinais de trânsito nos itinerários principais (IP) e complementares (IC), bem como na Estrada Nacional 125 (que atravessa o Algarve), e utilizar os painéis de mensagens existentes nas auto-estradas, com o objectivo de reforçar a informação transmitida aos condutores em matéria de condições de circulação - ou com carácter preventivo -, são outras duas medidas ontem anunciadas.

Haverá igualmente um reforço das acções de fiscalização às infra-estruturas rodoviárias, com especial incidência nas auto-estradas e nas alturas em que existam obras de beneficiação e ou manutenção. A convocação dos conselhos de segurança distritais, a marcação de uma reunião urgente com a Associação Nacional de Municípios, a apresentação - até ao fim do mês - do texto final sobre a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2015 e, ainda, uma campanha nacional de prevenção sob o lema "Mortes na Estrada, Vamos Travar Este Drama" são outras acções a realizar em breve. MANUEL CARLOS FREIRE

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt