"A decisão de não adjudicação do concurso para a concessão do troço entre Lisboa e o Poceirão obrigou também ao estudo de soluções técnicas que viabilizem a exploração autónoma do troço entre Poceirão e Caia e à análise comparativa dos cenários alternativos identificados", lê-se no documento..Ou seja, a RAVE desenvolveu estudos para averiguar a viabilidade de explorar apenas o troço Poceirão-Caia, que no projecto original da rede portuguesa de alta velocidade formava, em conjunto com o troço Lisboa-Poceirão, a linha Lisboa-Madrid..Isto porque, segundo o relatório e contas, o anterior Executivo decidiu não adjudicar o concurso para a construção do troço Lisboa-Poceirão, que incluía a Terceira Travessia do Tejo, "por força da crise financeira"..Caso avance, a linha de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid, que permitiria ligar as duas cidades em 02:45, representará um investimento de 2,3 mil milhões de euros, a preços de 2010, segundo o relatório e contas..O troço Lisboa-Poceirão representa um investimento de 1,7 mil milhões de euros (incluindo o investimento nas componentes de ferrovia convencional e rodovia na Terceira Travessia do Tejo), enquanto no troço Poceirão-Caia o investimento ascende a 1,4 mil milhões de euros..Na linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, o investimento totaliza cerca de 4,6 mil milhões de euros..O valor total do investimento do projecto português de alta velocidade ferroviária totalizou 116,1 milhões de euros até ao final de 2010..O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmou na quarta-feira que o Governo português tomará uma decisão sobre a rede de alta velocidade portuguesa em Setembro..A proposta de suspensão da linha Lisboa-Madrid consta do Programa do Governo, que admitia que o projecto poderia ser alvo de "uma reavaliação".