Rainha Beatriz termina reinado com discurso emotivo

A rainha Beatriz terminou ontem o seu reinado na Holanda num jantar de gala emotivo em que homenageou o seu marido, o falecido Claus Amsberg, e agradeceu aos seus compatriotas o apoio prestado durante 33 anos.
Publicado a
Atualizado a

O vídeo com as palavras de despedida da rainha foi emitido pelas televisões holandesas às 18.30 locais (17:30 em Portugal), em que Beatriz deu o seu último discurso à nação durante um jantar de despedida, no Rijksmuseum, que reuniu várias personalidades nacionais e internacionais, incluindo o seu sucessor, o seu filho Guilherme-Alexandre e a sua nora Máxima Zorreguieta.

A rainha Beatriz fez questão de agradecer a todos os cidadãos que a apoiaram durante o seu reinado, referindo-se ao seu "carinho e confiança", elementos que, segundo ela, lhe deram força nos momentos mais difíceis.

Beatriz dirigiu também algumas palavras ao seu marido, o aristocrata alemão e diplomata Claus van Amsberg, com quem se casou em 1966.

"A escolha do meu marido foi a minha melhor decisão", disse a rainha emocionada.

Este casamento foi inicialmente mal recebido pelo povo, que, ao longo dos anos, começou a aceitar o marido de Beatriz.

A rainha assegurou que o seu sucessor "está bem preparado em todos os aspetos", referindo-se à sua nora Máxima Zorreguieta como um apoio durante o futuro reinado do filho.

Em Amesterdão ultimam-se os preparativos para o dia da transmissão do trono, hoje, em que a cidade se veste de laranja.

Algumas pessoas já se preparam para passar a noite na Praça Dam, a poucos passos de distância do palácio real, onde Beatriz vai assinar o ato de abdicação.

A população de Amesterdão deverá ter pelo menos 800 mil visitantes nas ruas da cidade.

Para o primeiro-ministro, Mark Rutte, "este é um evento de grande escala em todos os sentidos e teve de ser organizado em apenas três meses", depois de Beatriz ter anunciado a sua abdicação em janeiro.

"Amesterdão será a capital laranja do mundo", acrescentou Rutte.

Em muitos centros urbanos, incluindo Haia, Roterdão, Arnhem estão previstos bailes, festas de rua e concertos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt