Que idade para se ser presidente?
A Fortune elegeu Emmanuel Macron como o sub-40 mais influente do mundo. A escolha da revista americana só surpreende um pouco por deixar para trás figuras como Mark Zuckerberg, criador do Facebook, mas no que diz respeito a políticos de países de peso o presidente francês não tem concorrência: na América, Donald Trump, já com 71 anos, até é o mais velho presidente de sempre a ser eleito, Vladimir Putin e Xi Jinping têm ambos 64 anos, Angela Merkel e Theresa May são igualmente sexagenárias, assim como o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. O curioso é que Macron, sendo o mais jovem presidente francês da história, com 39 anos no momento da eleição, pode ser um dia batido e por larguíssima margem. É que ao contrário do que acontece em vários países, como os Estados Unidos ou Portugal, a Constituição francesa não estabelece como idade mínima para o cargo outra que não a da maioridade, portanto 18 anos (era 23 anos até 2011).
Percebe-se que os franceses não tenham problemas com a idade dos seus líderes, em qualquer dos sentidos: Charles de Gaulle tornou-se presidente com 68 anos e, no entanto, não faz parte sequer do grupo dos três mais velhos de sempre; e grandes figuras da história nacional destacaram--se cedo, seja Luís XIV, que aos 13 já reinava, seja Napoleão, que se fez coroar imperador com 35 anos, curiosamente a idade que muitos países impõem como mínimo para se ser chefe de Estado. Ganharia o mundo em ter líderes mais jovens? É uma questão um pouco bizarra quando a humanidade está é a envelhecer a passo acelerado, no caso da Europa a idade média no início do século era 38 anos, em 2050 será 52. Mas o evidente dinamismo trazido por Macron dá argumentos aos defensores de que sim, que um país ganha em ter um governante jovem. O sucesso mediático do canadiano Justin Trudeau, o segundo mais jovem dos líderes do G7, com 45 anos, vem em apoio da tese.
Mas a verdade é que a prática global, seja por imposição legal seja por escolha dos eleitores, está longe de ser a aposta na juventude. Só há cinco chefes de Estado mais jovens do que Macron e, tirando o caso especial de São Marino, todos são em monarquias dinásticas (o norte--coreano Kim Jong-un, filho e neto de presidente, só em teoria lidera uma república). O que significa que mais do que a idade conta é o que o político é capaz de fazer pelo seu país, seja William Pitt o Jovem, primeiro-ministro britânico com apenas 24 anos e mesmo assim capaz de enfrentar Napoleão, ou, na atualidade, Béji Caïd Essebsi, o presidente de 90 anos que com os seus cabelos brancos (escassos) tem sabido manter a Tunísia no caminho da democracia, o único caso de sucesso da Primavera Árabe.