Quatro menores na primeira embarcação ilegal do ano

Publicado a
Atualizado a

Andaluzia Quarenta e três pessoas, entre as quais uma mulher e quatro crianças, foram ontem resgatadas a uma quinzena de milhas de Motril, cidade da comunidade andaluza.

Os ocupantes da rudimentar embarcação pneumática, mais conhecida pelo nome de pate- ra, são imigrantes clandestinos oriundos da África subsariana. Trata-se da primeira a chegar à costa espanhola este ano.

Os ilegais foram assistidos por uma equipa da Cruz Vermelha, que avaliou o seu estado de saúde: dois tiveram de receber cuidados devido a dores musculares causadas pela travessia. A seguir foram postos à disposição da polícia, que tratará agora do seu internamento num centro próprio, onde vão aguardar o início dos trâmites para serem enviados de volta ao seu país.

A chegada desta patera aconteceu um dia após o anúncio de que pelo menos nas ilhas Canárias o número de imigrantes ilegais registou, em 2009, o seu nível mais baixo numa década: 2242 clandestinos chegaram durante o ano passado a este arquipélago, contra 9000 no ano anterior e um recorde de 31 600 em 2006.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt