PS aprovou Júlio Meirinhos como candidato a Bragança

O PS de Bragança aprovou e apresentou, terça-feira à noite, Júlio Meirinhos como candidato à Câmara da capital de distrito nas eleições autárquicas de 2013.
Publicado a
Atualizado a

Júlio Meirinhos destacou-se como presidente da Câmara de Miranda do Douro, que dirigiu durante quatro mandatos, tornando-se no presidente camarário mais jovem do país, ao ser eleito com 23 anos, em 1979.

Depois disso ocupou vários cargos eleito e nomeado pelo PS e tem agora o desafio de tentar recuperar para os socialistas a autarquia de Bragança, que perderam em 1997 para o social-democrata Jorge Nunes, que está impedido de ser recandidatar por ter atingido o limite de mandatos.

Júlio Meirinhos terá como número dois Vítor Prada Pereira, presidente da concelhia de Bragança do PS.

O candidato prometeu hoje "abrir um novo ciclo" e "construir uma mudança tranquila" na principal câmara da região.

"Os tempos de hoje são diferentes das prioridades dos idos anos 70, em que a infraestrutura, o betão ou o alcatrão eram prioridade. Há outras preocupações sociais, outros problemas, como o despovoamento, a pobreza, o interior completamente desprotegido", afirmou.

O candidato defendeu que "há que mudar de rumo, apostar na diferenciação, nas vontades de internacionalização, em ajudar a dinamizar a pequena loja do centro da cidade".

"Nós não temos de ser iguais a Lisboa, ao Porto, a Vila Real ou Zamora, seremos seguramente diferentes e há que valorizar", vincou.

Além da experiência autárquica em Miranda do Douro, de onde é natural, Júlio Meirinhos foi juiz presidente do Tribunal de Contas e Administrativo de Macau, onde foi também secretário-geral do Real Senado de Macau.

No primeiro Governo socialista de António Guterres foi nomeado coordenador do Procôa, o programa para o desenvolvimento do Vale do Côa.

Foi ainda presidente do Conselho da Região Norte e deputado do PS na Assembleia da República, eleito por Bragança, tendo sido o autor da proposta de lei que aprovou o mirandês como a segunda língua oficial de Portugal.

Meirinhos foi também Governador Civil do Distrito de Bragança e presidente da Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano, entretanto extinta.

O turismo é, todavia a área a que se tem dedicado nos últimos sete anos, ocupando atualmente o cargo de vice-presidente da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O PS é poder em metade dos 12 concelhos da região e vai recandidatar Américo Pereira, em Vinhais, Berta Nunes, em Alfândega da Fé, José Santos, em Freixo de Espada à Cinta, e Artur Nunes, em Miranda do Douro.

Segundo adiantou hoje o presidente da federação distrital, Jorge Gomes, nos concelhos de Vila Flor e Torre de Moncorvo, onde os atuais autarcas atingiram o limite de mandatos, avançam os vice-presidentes Fernando Barros e José Aires, respetivamente.

Nos restantes municípios liderados pelo PSD, os socialistas confirmam apenas a candidatura de Rui Vaz, em Macedo de Cavaleiros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt