Procurador do MP Vítor Pinto sobe para o STJ e continua na Operação Marquês

Publicado a
Atualizado a

Lisboa, 06 jun 2019 (Lusa) -- O magistrado do Ministério Público Vitor Pereira Pinto tomou hoje posse como procurador-geral adjunto junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mas vai continuar a pertencer à equipa de procuradores da Operação Marquês.

Na curta cerimónia de posse, a Procuradora-Geral da República enalteceu as qualidades do procurador, reconhecendo-lhe "elevada capacidade de trabalho, qualidades humanas, excelente capacitação técnica e carisma".

"Tais atributos permitem antecipar um desempenho de elevada qualidade contribuindo relevantemente para um melhor realização da justiça para a crescente dignificação da magistratura do Ministério Público", disse Lucília Gago.

Em resposta, Vítor Pinto agradeceu a confiança depositada, dizendo-se consciente da responsabilidade inerente às funções e o grau de exigência das mesmas".

O magistrado intregra a equipa de procuradores que estão com a Operação Marquês, que tem José Sócrates como principal arguido por nomeação da ex-PGR Joana Marques Vidal em finais de 2015, por considerar que o MP necessitava de ser reforçada tendo em conta a especial complexidade e a repercussão social da investigação.

Vítor Pinto acompanhou vários processos mediáticos como o Freeport, no qual pediu a absolvição dos arguidos e o dos submarinos.

O magistrado transita do Tribunal da Relação de Évora para o STJ, mas continuará a acompanhar a fase de instrução da Operação Marquês, como tem feito até agora.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt