Prisão de Pablo Escobar convertida em mosteiro
Nem museu, nem parque natural, nem atracção turística. A luxuosa prisão em que esteve detido durante pouco mais de um ano Pablo Escobar, o famoso líder do cartel de droga de Medellín, vai transformar-se num mosteiro beneditino e num centro de peregrinação. Ironicamente, a antiga prisão de Envigado, na região colombiana de Antioquia, era conhecida como "A Catedral".
Um campo de futebol, uma cascata e uma casa de bonecas para a filha. Estes eram alguns dos luxos que Escobar tinha em Envigado, no edifício que ajudou a construir antes de se entregar, em Junho de 1991. "Foi ele que escolheu o local e facilitou o negócio para a sua construção", revelou Roberto Escobar num livro escrito após a morte do irmão, durante uma operação policial em 1993.
Em Julho de 1992, o narcotraficante tinha fugido da prisão ao saber que o então presidente tinha ordenado a sua transferência. César Gaviria (1990-1994) recebera denúncias de que Escobar continuava a liderar o negócio do tráfico de droga, da existência de festas na prisão e até mesmo de execuções.
O local acabaria depois por ser saqueado, uma vez que se acreditava que no seu interior estariam escondidos vários milhões de dólares. Actualmente, o edifício estava abandonado e em ruínas. Depois de fracassados vários projectos para reapro- veitar a antiga prisão, o município anunciou que os terrenos serão entregues à comunidade beneditina. O monje Gabriel de Jesús Jaramillo disse ao El Colombiano que o objectivo é mudar o estigma do local, até agora associado ao narcotráfico. Ontem foi abençoada a primeira cruz construída na antiga "Catedral".|