Primeiro-ministro francês reunido no Eliseu para possível remodelação governamental

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, está hoje de manhã no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, numa altura em que se aguarda uma remodelação governamental.
Publicado a
Atualizado a

Segundo a France Presse, o primeiro-ministro deve apresentar a demissão do governo antes de o chefe de Estado, Emmanuel Macron, o encarregar de formar uma nova equipa governamental.

A reunião no Palácio do Eliseu decorre uma semana depois de o ministro do Interior, Gérard Collomb, ter apresentado a demissão anunciando o regresso à autarquia de Lyon.

A demissão de Collomb aprofundou a crise política em França porque era apontado como um dos principais aliados de Macron.

A demissão é encarada como uma consequência do caso Benalla, o antigo colaborador do chefe de Estado acusado de ter agido de forma violenta contra manifestantes, durante uma visita presidencial.

A constituição do novo governo deve ser apresentada esta semana ao Conselho de Ministros, antes da deslocação oficial de Emmanuel Macron à Arménia, onde vai participar na Cimeira da Francofonia.

Segundo as fontes da France Presse, Macron mantém confiança em Edouard Philippe que, nesse contexto, deve formar "de imediato" um novo Executivo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt