Primeiro filme português 'online' estreia em Março
O 10 pode ver visto como o número perfeito por excelência. Representa a totalidade, os princípios de matéria que reunidos criam uma nova unidade. Dez jovens realizadores decidiram contar a lenda da Aldeia das Dez, a história de dez mulheres que encontram dez moedas de ouro. As dez curtas-metragens, em rodagem desde Maio de 2006, cruzam-se agora numa fita de 100 minutos, que será estreada na Internet. Dezbeta poderá ser visto, após inscrição no site do filme, no dia 10 de Março, às 22.00, em www. dezbeta.sic.pt. Porém, o objectivo dos realizadores é chegar às salas de cinema, com outra produção.
Dezbeta pretende criar primeiro um culto e só depois projectar o filme Dez. Apesar de a lenda da Aldeia das Dez permanecer como pano de fundo, as duas produções são diferentes. A estratégia funcionará como um estudo de mercado. "É o nosso cartão-de-visita, para mostrar o que conseguimos fazer sem investimentos e esperar pelo feed-back", explica Carlos Monteiro, da SIC Radical e ex-produtor do Gato Fedorento. O gestor do projecto, JB Mota, acrescenta ainda: "Um filme deve ser do público, deve dar às pessoas o que elas gostam de ver." Os realizadores confiam no sucesso da sua obra conjunta e entraram já em negociações com algumas produtoras, como a Filmes do Tejo e a Zed Filmes, para começaram a rodar o filme Dez.
Dezbeta é apresentada ao público como a primeira estreia online do cinema português. Porém, já em 2004 o realizador David Rebordão tinha estreado na Internet a curta-metragem ACurva, que é hoje um dos filmes nacionais mais vistos no YouTube. Mas JB Mota faz a distinção: "Nós preparámos um corredor vermelho para o online. É a primeira [estreia] com tanta pompa e circunstância."
O projecto ODez é definido como independente mas conta com o apoio das Produções Fictícias, SIC e Portugal Telecom. Nuno Markl, Filipe Homem da Fonseca e José Mário Branco (responsável pela banda sonora), são alguns dos nomes que já se associaram à produção. Os actores José Pedro Gomes, Carlos Rodrigues, Teresa Sobral e Claudia Semedo já participaram em Dezbeta. Mas,apesar de o guião para o próximo filme estar escrito, tudo permanece em aberto.