Primeira edição de "Cabo da Boa Esperança" assinala 70 anos em jornada internacional

A divulgação da obra de um autor que foi e é uma referência na cultura portuguesa é um dos objetivos da Jornada Internacional Sebastião da Gama, a decorrer no dia 26 de maio, em Setúbal e Azeitão.
Publicado a
Atualizado a

O pretexto é comemorar o 70.º aniversário da primeira edição de "Cabo da Boa Esperança", a segunda obra de Sebastião da Gama, segundo a associação cultural com o nome do escritor nascido em 1924 e falecido em 1952.

A jornada começa com um colóquio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (antigo quartel do Onze), com 14 comunicações, tantas quantas os oradores, de acordo com o programa.

"Sebastião da Gama -- o diário de um professor-poeta", "Pascoaes e Gama: dois fachos a arder na noite triste", "Da ars poetica em Sebastião da Gama", "A representação da serra da Arrábida em Sebastião da Gama", "Ao sabor da pena -- considerações sobre alguma da produção epistolar de Sebastião da Gama" e "Sebastião da Gama -- uma poesia ao divino" são os temas das comunicações da manhã.

Miguel Real e Sofia Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, os investigadores Alexandre Ferreira dos Santos e Fátima Ribeiro de Medeiros, Luciano Pereira, da Escola Superior de Educação de Setúbal, e o investigador e poeta Ruy Ventura são os oradores da manhã. As sessões serão moderadas por Annabela Rita e Miguel Real.

À tarde, as comunicações são subordinadas aos temas "A voz lírica em Sebastião da Gama", "Os anos de formação do jovem Sebastião da Gama: a poesia do real na poética vida", "Sebastião da Gama e David Mourão-Ferreira: entre a amizade e a literatura" e "A poesia na vida das páginas de um diário".

Os oradores são a escritora e investigadora Risoleta Pinto Pedro, o investigador António José Borges, a professora Manuela Cerejeira e o professor José Reis Ribeiro, da direção da Associação Cultural Sebastião da Gama.

Durante a tarde serão ainda debatidos "As quadras de Sebastião da Gama. Um repositório de sabedoria juvenil", "Em torno da natureza e da morte em Sebastião da Gama", "Sebastião da Gama, Teixeira de Pascoaes e a saudade" e "Testemunho sobre o professor que Sebastião da Gama foi".

A professora universitária italiana Mariagrazia Russo, Viriato Soromenho Marques, Pedro Martins, do Centro de Estudos Bocagianos, são outros dos oradores.

A última comunicação sobre Sebastião da Gama conta com a participação de seis antigos alunos do escritor.

Ao final do dia haverá leitura de poemas de Sebastião da Gama pelo ator setubalense José Nobre e será lançado o livro "A chave de Sebastião da Gama", de Ruy Ventura.

A jornada internacional termina com um concerto, intitulado "Pelo sonho é que vamos", na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, em Vila Nogueira de Azeitão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt