Português:Academia Letras Brasília prepara congresso para "cimentar ligação" entre 240 milhões de falantes

Publicado a
Atualizado a

Ponta Delgada, 04 Abr (Lusa) - A Academia de Letras de Brasília anunciou hoje a realização de um congresso dedicado à língua portuguesa para "cimentar a ligação" entre os 240 milhões de falantes e onde participam representantes dos oito países de língua oficial portuguesa.

O presidente da Academia de Letras de Brasília, José Carlos Gentili, que participou hoje no encerramento do 4º Encontro Açoriano de Lusofonia que decorreu nos Açores, adiantou que o congresso vai decorrer de 19 a 21 de Novembro na capital brasileira, que assinala este anos 50 anos de construção.

"Reunidos em Brasília, a capital da esperança, estarão os oito países de língua portuguesa, fazendo com que o português seja o cimento que liga e ligará ainda mais estes povos", afirmou José Gentili, que espera reunir entre 1.000 a 1.500 congressistas.

O encontro visa reunir representantes de países, regiões, estados e cidades falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e a Galiza.

Segundo José Gentili, o congresso servirá para desenvolver e trazer ao contexto da lusofonia o "estudo permanente do idioma de Camões", tal como ficou acordado entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia de Letras de Brasília, que são no presente as "regedoras da língua portuguesa".

Além disso, José Gentili referiu que o encontro permitirá mostrar a "pujança" daquilo que o presidente da Academia de Ciências de Lisboa, Adriano Moreira, disse ser os valores que a língua transporta.

RME.

Lusa/fim

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt