Os produtos portugueses têm a mesma qualidade que os de origem estrangeira, segundo a maioria (52%) dos inquiridos num estudo da Netsonda, a pedido da Associação Empresarial de Portugal (AEP), para a campanha "Portugal: a minha primeira escolha". No entanto, quase metade (48%) considera que os produtos nacionais têm preço mais elevado..O estudo indica ainda que a qualidade e o preço são os aspectos mais valorizados pelos portugueses no momento da compra. São os jovens, dos 18 aos 34, quem valorizam mais o preço, a embalagem, o prestígio e a compra por hábito, enquanto "as mulheres valorizam mais o preço e a compra da marca por razões de hábito"..O inquérito permitiu ainda verificar que campanha "Compro o que é nosso" foi reconhecida pela maioria dos entrevistados (52%) enquanto "Portugal: a minha primeira escolha" foi reconhecida por 49%. No topo ficou "Sabe bem pagar tão pouco", com 92%. Estas campanhas de promoção daquilo que se faz no país ficou associada às mensagens: "Os produtos feitos em Portugal ajudam as empresas portuguesas" (73%); geram emprego para o país (72%) e contribuem para o PIB (65%)..A AEP espera ultrapassar, até ao final do ano, a meta das 500 empresas aderentes ao projecto de valorização dos produtos portugueses.