Portugal é uma casa de fados e eles são 'feios porcos e maus'

Publicado a
Atualizado a

"Desapertem os cintos, descruzem as pernas e tenham cuidado com as carteiras." É assim, dum modo desbragado e arrojado, que se dá início ao café-teatro www.feiosporcosemaus.pt. O tradicional "desliguem os telemóveis" só vem depois, porque este está longe de ser um espectáculo convencional. No palco do bar do Teatro da Comuna, em Lisboa, Portugal transforma-se numa casa de fados e começa um desfile de personagens inspiradas em caricaturas em que o alvo é o país dos "F" "do fado, do futebol, de Fátima... dos fogos e do Figo."

Num humor inesperado, mais ou menos imediato, subtil ou descarado, brinca-se com Portugal e com os temas quentes da actualidade. O elenco é composto por nove actores, mas as personagens que entram em cena são mais que essas. Variadas, caricatas, tornam-se protagonistas de stand-up comedy quando surgem sozinhas no palco.

Dos fadistas - "eles pirosos, elas foleiras" - ao gajo de Alfama, de palito na boca e ar gingão, exageram-se os tiques e puxa-se pelas gargalhadas do público. Não falta o bêbado que quer armar confusão, os candidatos presidenciais feitos velhas do Restelo, a estátua do poeta alegre, os jornalistas que exploram histórias sem interesse, a Casa Pia, os artistas que não apresentam resultados escudando-se no conceito de trabalho em progresso, ou até "o Paulinho das feiras".

"Estamos numa altura de grande desânimo, por isso achei que devíamos rir das nossas coisas. O humor permite-nos reflectir de outras formas e temos de ter a capacidade de saber rir de nós próprios", conta Carlos Paulo. Com tradição nos espectáculos de café-teatro, assina o texto de www.feiosporcosemaus.pt e desdobra-se ainda nas funções de actor e coordenador. Com palavras, gestos, caricaturas, música e sketches em formato vídeo, rir parece ser o remédio encontrado para lidar com as tristezas do País e, simultaneamente, recuperar um sentimento patriótico. É com esse amor que Carlos Paulo fala ao DN "Quero mostrar, com humor, que temos coisas muito boas e somos capazes de coisas muito bonitas."

De quinta a sábado, às 22.00, até ao final do ano, www.feiosporcosemaus.pt promete fazer rir esta casa de fados de nome Portugal. E ficar, com um novo horário e adaptações em alguns dos números, até Junho de 2006.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt