Portugal deitou fora 3,5 milhões de vacinas contra a covid-19

A taxa de inutilização das vacinas contra a covid-19 em Portugal é de 8,5%, uma das "menores taxas de inutilização a nível europeu" segundo o Ministério da Saúde.
Publicado a
Atualizado a

Até ao final do ano passado Portugal deitou fora cerca de 3,5 milhões de vacinas contra a covid-19, noticia o jornal Público. Estas vacinas foram adquiridas através do processo de compra centralizada conduzido pela Comissão Europeia.

Segundo o Ministério da Saúde, é "uma taxa de inutilização de 8,5%" e representa uma das "menores taxas de inutilização a nível europeu". O ritmo de vacinação também diminuiu substancialmente em Portugal.

Entre 2020 e este ano Portugal celebrou 14 contratos com seis fornecedores de vacinas e foram entregues cerca de 40 milhões de um total de 61,7 milhões de doses encomendadas e adquiridas para 2023, revela o Ministério da Saúde.

Este ano Portugal deveria receber mais de 20 milhões de doses de vacinas. O Ministério da Saúde diz que a Comissão Europeia já iniciou o processo de renegociação dos contratos com as farmacêuticas e que agora se espera o seu desfecho.

Vários países europeus confrontam-se com o que fazer aos milhões de vacinas compradas durante o pico da pandemia e que têm prazos de validade curtos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt