Portal digital da Câmara de Leiria com novas valências para servir melhor o cidadão
O potencial das novas ferramentas digitais vai ser apresentado no dia 27, durante o 'workshop' "Leiria Interativa", dirigido a técnicos e promotores ligados ao urbanismo, mas também à população em geral.
Se está à procura de escola para matricular o seu filho e precisa de saber as vagas ou quer descobrir lares e centros de dia que melhor respondem às necessidades dos seus familiares pode consultar o geoportal e ficar a saber tudo.
O estabelecimento de ensino que oferece determinado apoio a alunos portadores de deficiência ou saber se é possível construir em determinado local são outros dados disponíveis nesta ferramenta digital, que revela ainda a evolução de Leiria desde 1947 através de uma imagem aérea.
"É uma mais-valia colocar a informação destas ferramentas digitais acessível à população em geral. É também mais fácil de utilizar, evita deslocações desnecessárias à autarquia e dá acesso a ferramentas essenciais para o dia-a-dia das pessoas. Resumindo, acrescenta oportunidade e transparência na relação entre a Câmara e o munícipe", adianta à agência Lusa a vereadora Rita Coutinho (PS).
O 'workshop' organizado pelo Município de Leiria irá realizar uma apresentação prática guiando os utilizadores no acesso a várias temáticas, desde dados estatísticos, equipamentos, plantas de localização, bases cartográficas, reabilitação urbana e Plano Diretor Municipal (PDM).
Segundo uma nota de imprensa, será ainda exemplificado como exportar um extrato do PDM para formato CAD ou como importar um levantamento topográfico, fazer a sua confrontação com o plano e obter um relatório detalhado, com o valor da área e percentagem de ocupação com as várias plantas que o constituem.
As novas funcionalidades do geoportal "Mapas Interativos" de apoio ao cidadão, disponível desde 2012 no 'site' do Município de Leiria, são um "esforço para conferir maior transparência e utilidade à informação prestada pela autarquia, integrando ainda vídeos de apoio que guiam os utilizadores na consulta e utilização das ferramentas".
Este encontro realiza-se no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a partir das 14:00.