Porsche Cayenne e a arte de bem renovar

Profundamente renovado, o Porsche Cayenne beneficia de uma atualização substancial que o deixa mais refinado e luxuoso, sobretudo no que diz respeito ao conceito tecnológico a bordo, não faltando também diversos retoques no chassis e um aumento da potência em todas as versões. Caso para dizer que o Cayenne ficou melhor em todos os sentidos.
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Não é usual que uma atualização de meio de ciclo traga alterações tão substanciais a um modelo, mas a Porsche não poupou esforços para dar ao Cayenne, o seu luxuoso SUV de grande porte, uma identidade renovada e um reforço substancial de equipamentos e credenciais técnicas. Responsável por uma parte significativa das vendas da Porsche (cerca de 30% do total), o Cayenne é um dos automóveis de maior relevo em termos comerciais para a marca germânica, não escapando, por isso, a uma versão 100% elétrica prevista para 2025 (irá coexistir com o atual) no âmbito do atual esforço de eletrificação da Porsche.

No exterior, o renovado Cayenne adota aparência mais musculada, com uma dianteira redesenhada, não faltando guarda-lamas mais arqueados, novo capot com saliências que lhe dão maior robustez e novos faróis, que passam a ser LED Matrix de série. Opcionalmente, pode equipar tecnologia LED HD Matrix com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por ótica, o que lhe permite detetar outros utilizadores na estrada e ajustar o feixe de máximos de forma precisa e segura.

As luzes traseiras tridimensionais e um novo para-choques traseiro, com suporte de matrícula integrado, caracterizam o design da traseira do novo modelo.

As mudanças incidem sobre as versões SUV e Coupé, sendo que esta última continua a ser impactante pelo visual ligeiramente mais desportivo do pilar B para trás. A gama de cores de carroçaria foi alargada com três novas opções, ao passo que a gama de jantes abarca agora três medidas, entre as 20 e as 22 polegadas.

No interior, a Porsche inspirou-se no Taycan, disponibilizando um conceito de controlo e visualização digital. Num ambiente luxuoso e muito cuidado, destaque para o novo Porsche Driver Experience (PDE), que é a principal novidade em termos de apresentação gráfica, com um painel de instrumentos digital de 12.6" com design curvo, aliado a um ecrã central tátil de 12.3" do sistema Porsche Communication Management, a partir do qual se acede a todas as funcionalidades do veículo (como a integração dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto).

Opcionalmente, pode também contar com um terceiro ecrã tátil de 10.9" do lado do passageiro dianteiro, exibindo dados de performance, conteúdos do infoentretenimento e até opções de streaming, para as quais o condutor não conseguirá ver graças a um filtro especial criado pela Porsche. O conceito Porsche Driver Management coloca também as principais funções ao alcance do condutor, tratando-o como o centro de todas as atenções.

Libertou-se também espaço no tablier e relocalizou-se o painel de controlo do ar condicionado com design em Preto. A marca indica que procurou obter, com o novo sisema, o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.\u2028Ao nível da tecnologia de segurança, o Cayenne reforça a sua aposta e passa a incluir elementos como o limitador de velocidade ativo e o assistente de manobra de emergência, o assistente de curva e o Porsche InnoDrive melhorado como parte do cruise control adaptativo.

O novo Cayenne surge de série com suspensão de molas de aço e sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), com novos amortecedores que incluem tecnologia de duas válvulas, com fases separadas de ressalto e compressão para performance otimizada. A nova suspensão pneumática adaptativa com duas câmaras e duas válvulas é opcional.\u2028

Na Europa, o novo Cayenne será proposto com três motorizações no lançamento. A versão de entrada está equipada com o V6 de 3.0 litros turbo, debitando agora 353 CV e 500 Nm de binário, um acréscimo de 13 CV e de 50 Nm, respetivamente. No outro extremo está a versão Cayenne S com uma versão revista do motor V8 biturbo de 4.0 litros a substituir o motor V6 da versão anterior. Com 474 CV de potência e 600 Nm de binário - mais 34 CV e 50 Nm do que o antecessor - acelera dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos.

O motor de seis cilindros serve também de base para a versão E-Hybrid de ligar à tomada, que tira partido de um novo motor elétrico, mais potente em 30 kW para um máximo de 130 kW (176 CV). A potência combinada aumenta para 470 CV e o binário total é de 650 Nm. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 4,9 segundos, para uma velocidade máxima de 254 km/h. Com uma bateria com capacidade aumentada dos 17.9 kWh para os 25.9 kWh, é agora possível, mediante o nível de equipamento, conseguir uma autonomia elétrica de até 90 km em ciclo Urbano WLTP. Em ciclo misto, o valor homologado está entre os 66 e os 74 km. Um novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento para menos de duas horas e meia, apesar do aumento da capacidade da bateria.

Em Portugal, o preço do novo Cayenne começa nos 124.360€ (128.361€ na variante Coupé). Já as versões Cayenne E-Hybrid começam nos 112.197€ (115.272€ na variante Coupé), enquanto o preço do Cayenne S começa nos 159.750€ (165.121€ na variante Coupé).

pjunceiro@globalmediagroup.pt

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