Poor. Old. Tired. Horse. ou o Concretismo no Institute of Contemporary Arts

O Institute of Contemporary Arts, Londres, apresenta a exposição “Poor.Old.Tired.Horse. “de 17 de Junho a 23 de Agosto. Exposição centrada no movimento Concretista da década de 60 do século XX, numa exploração da estética da palavra, na apresentação de poesia visual, da manifestação visual das palavras. Comissariada por Mark Sladen.
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“Poor. Old. Tired. Horse.” é uma exposição que explora as coordenadas estéticas do movimento Concretista, emergido no final dos anos 50 e que se firmou na década de 60. Aqui se verifica a importância estética da palavra, das letras que a compõem, revelando uma qualidade estética tão relevante quanto as relações semânticas, quanto as estruturas convencionais de interpretação da poesia. Afirma-se uma caraterística do pós-modernismo, as relações transdisciplinares, neste caso entre as Artes Plásticas e a literatura, entre o grafismo e a poesia.

O elemento basilar desta exposição centra-se na estética e na prática artística de Ian Hamilton Finlay, figura chave do movimento Concretista britânico, que publicou um periódico, entre 1962 – 1968, intitulado Poor. Old. Tired. Horse. onde aplicava as suas teorias e efectuava as suas experiências artísticas.

As possibilidades de comunicação das Artes Plásticas e as possibilidades estéticas da gramática da literatura surgem em peças centradas no grafismo da impressão, da tipografia executadas por Vito Acconci, Carl André e Christopher Knowles, onde a importância da expressão presente na palavra demonstra a evidência de que a palavra é uma imagem. Esta assunção é explorada por estes artistas. Caso de Philip Guston que apresenta “poemas pinturas” executadas com a colaboração do poeta Clark Coolidge. Na senda da impressão, David Hockney é representado por gravuras executadas para acompanhar poemas de C.P. Cavafi. Por outro lado Karl Holmqvist surge com uma parede com colagem de poemas e imagens do seu livro "Oneloveworld".

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