O presidente da petrolífera estatal brasileira, Roberto Castello Branco, explicou que, embora as regras de vendas das refinarias ainda não tenham sido definidas, a empresa tentará evitar a geração de novos monopólios, o que ocorreria se uma mesma empresa comprasse todas as estruturas da mesma região ou se a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras para a venda de combustíveis, decidisse adquirir as suas próprias refinarias.."A BR não participará em nenhum processo de compra de refinarias. Isso não faz sentido. O objetivo da Petrobras é vender 100% das refinarias incluídas no seu plano de desinvestimento e não pretende manter nada", disse Castello Branco em conferência de imprensa no Rio de Janeiro..Castello Branco afirmou que desde que assumiu a presidência da Petrobras, após a posse de Jair Bolsonaro como chefe de Estado do Brasil, em janeiro passado, tem defendido o fim dos monopólios da companhia estatal..A petrolífera anunciou em abril que, para acabar com o monopólio, colocará à venda oito das suas 13 refinarias, que têm capacidade conjunta para produzir 1,1 milhões de barris diários de derivados de petróleo..Segundo Castello Branco, as regras para a venda de refinarias serão anunciadas no próximo mês de junho..O executivo negou que a Petrobras tenha algum tipo de resistência à venda de empresas de refinação e gás, e que a estatal já chegou a conversar com o órgão responsável pelo combate aos monopólios para definir a sua estratégia de vendas.."Não há resistência, a Petrobras está totalmente alinhada com o Governo nesse objetivo", disse, referindo-se à política liberal de Bolsonaro de promover a venda do maior número possível de empresas estatais..O presidente da empresa afirmou ainda que a Petrobras também decidiu vender parte de sua atual participação de 71% na BR Distribuidora, e permanecer como acionista relevante, porque prefere concentrar-se no setor de exploração e produção de combustíveis..A venda das refinarias e da BR Distribuidora faz parte do Plano de Desinvestimento da Petrobras, que nos primeiros quatro meses deste ano rendeu à empresa 11.300 milhões de dólares (cerca de 10.100 milhões de euros).