Pessoa será 'embaixador' da literatura portuguesa

Publicado a
Atualizado a

Brasil Fernando Pessoa será o 'embaixador' de um programa de divulgação da literatura portuguesa junto dos brasileiros em 2012, ano de parceria cultural Brasil-Portugal.

"Pessoa é um cartão que facilita a entrada da literatura portuguesa no Brasil" e tem "uma expressão no exterior de que os portugueses ainda não se aperceberam", disse a directora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, na assinatura de um protocolo em Lisboa com a autarquia e o Ministério da Cultura.

A tutela irá disponibilizar, para já, 55 mil euros para a Casa Fernando Pessoa delinear e executar um programa de iniciativas para a promoção da literatura portuguesa no Brasil em 2012.

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, revelou na sessão que foram definidos três eixos programáticos. Será feito um documentário sobre 10 novos escritores portugueses para ser exibido nas televisões do Brasil e em Portugal. Será criada uma colecção de literatura portuguesa, seleccionada pela Casa Fernando Pessoa, especificamente para o mercado brasileiro, que seja "leve, barata, apelativa e moderna", sublinhou Canavilhas. Haverá ainda um ciclo de conferências em várias cidades do Brasil, com autores portugueses e anfitriões brasileiros.

O Ministério da Cultura pretende que a programação seja extensível às artes visuais, de palco, cinema e pensamento. Até ao final do mês, será conhecida a comissão que ficará encarregada de delinear a programação. Canavilhas adiantou que dela farão parte o Instituto Camões e um representante de Guimarães, Capital Europeia da Cultura.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt