Pequena terra disputada

Publicado a
Atualizado a

O Uruguai foi durante muitos anos disputado entre as coroas espanhola e portuguesa. Manuel Lobo fundou, em 1679, Colónia do Sacramento na embocadura do rio da Prata para desafiar Espanha e dominar o contrabando no vice-reinado. Atacada logo a seguir e destruída, seria refundada depois de 1683, mantida até 1705, perdida, recuperada em 1715, e assim sucessivamente durante todo o século XVIII.

Finalmente, em 1817, o Uruguai foi incorporado por D. João VI nos domínios portugueses do Brasil. Só que a guerra pela independência do território em nome de uma federação argentina começara em 1811 e a independência do Brasil em 1822 apenas mudou o nome do inimigo. No fim da guerra, em 1828, o Uruguai declararia a sua independência.

Apesar da pequena dimensão entre dois colossos, Argentina e Brasil, a República Oriental do Uruguai prosperou, ao ponto de Montevideu ser considerada a Paris da América do Sul no final do século XIX. Hoje, com quase 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai tem um rendimento per capita em termos de paridade do poder de compra superior a 13 mil dólares - o de Portugal é de 22 mil dólares.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt