Penteados com estilo

O cabelo é um elemento visual muito importante que acompanha a par e passo as tendências da moda. As colecções de penteados para este Verão mostraram que a onda de revivalismo dos anos setenta e oitenta continua em grande.<br />
Publicado a
Atualizado a


Penteados típicos da estação: cabelo solto, em versão liso ou ondulado, «apanhados» práticos e rabos-de-cavalo reluzentes. Aqui ficam duas propostas do cabeleireiro das estrelas Andy Uffels para o caderno de tendências Philips Haircare Style Guide Primavera-Verão 2009, inspiradas nos desfiles de Paris, Milão, Londres e Nova Iorque. Veja como é fácil criar penteados originais com a ajuda de um bom secador e de um modelador eléctrico.

Volume no máximo
A rebeldia das «poupas» gigantescas foi uma das imagens mais marcantes nas passerelles. Não estamos a falar das poupas arrumadinhas e impecavelmente esculpidas com brilhantina à Elvis Presley, mas sim da versão despenteada e bem mais volumosa dos anos oitenta, inspirada no estilo dos Duran Duran, Nick Kershaw, Kim Wilde. A novidade, na versão que apresentamos, é o contraste entre o volume da poupa e as madeixas laterais impecavelmente lisas, que acaba por dar ao penteado um aspecto sofisticado (foto 5). Pode usar solto ou apanhado atrás (foto 6). Combina bem com uma atitude rebelde e com roupas muito femininas.
1. Aplique uma espuma de fixação suave no cabelo húmido. Separe uma parte de cabelo à frente (tipo franja gigante) e prenda-a em cima, para afastá-la do rosto. Seque o resto com o secador e com uma escova redonda de tamanho médio.
2. Solte o cabelo que estava preso em cima, divida em três partes (uma ao meio e duas laterais) e seque uma por uma, levantando bem o cabelo na raiz para lhe dar volume.
3. Prenda as duas partes laterais atrás, esticando-as com escova e secador se for necessário, para ficarem bem lisas.
4. Ripe a madeixa do meio suavemente, só na raiz, para criar uma poupa bem estruturada. Prenda-a atrás com ganchos invisíveis, tendo o cuidado de manter o volume. Pode criar um penteado extravagante com muito volume ou mais discreto.

O truque do especialista:
«Para dar bastante volume ao seu cabelo, use um secador com alta potência. É muito importante investir num bom secador se quiser fazer bons penteados», aconselha Andy Uffels, director artístico de Philips Haircare.

Seventies Love Story
Os anos setenta estão na moda e com eles regressaram também os penteados da geração do flower power, em todas as formas e feitios possíveis: completamente liso, aos caracóis ou só com as pontas ligeiramente viradas para fora. O cabelo quer-se bem comprido – ou melhor, livre, solto e rebelde, como era o espírito daquela época.
Esta interpretação de Andy Uffels (foto 5) é inspirada na personagem de Farrah Fawcett em Os Anjos de Charlie: cabelo liso em cima, com risco ao meio, caindo em ondas suaves dos lados do rosto, com as pontas reviradas para fora. Para um efeito mais natural, encaracole suavemente as pontas (foto 6).
1. Prepare o cabelo secando-o ao mesmo tempo que alisa com uma escova larga e plana. Deixe a zona da raiz para o fim. Faça um risco ao meio e seque essa parte, com o secador apontado de cima para baixo, de modo a direccionar os cabelos para o rosto.
2. Separe uma madeixa larga de cada lado, à frente, tendo o cuidado de não levantar a raiz, porque no fim deverá ficar bem liso. Alise o resto do cabelo com um alisador eléctrico a todo o comprimento.
3. Ao alisar as madeixas da frente, vire ligeiramente o alisador para dentro ao nível das maçãs do rosto para criar aí uma onda suave.
4. Vire as pontas para fora com o alisador. Para obter um visual verdadeiramente anos setenta, ponha um lenço com um padrão vintage à volta da cabeça.

O truque do especialista:
Andy Uffels recomenda um alisador eléctrico de placas arredondadas, como o Simply SalonStraight da Philips. É um modelo versátil, que se torna prático porque pode alisar, ondular, dar volume ou revirar as pontas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt