Dizer-se que a carreira de Pedro Moreira fala por si é quase um lugar-comum, mas é impossível não o fazer quando se olha para o percurso de um dos mais profícuos músicos da história do jazz português das últimas três décadas. Saxofonista, compositor, maestro, arranjador e docente que, para além de liderar o seu próprio grupo, colabora com várias outras formações e compõe em estilos como jazz, big band, música de câmara e orquestra, sendo também arranjador e diretor musical nas mais variadas áreas - da pop à erudita..É com esta figura incontornável do jazz português que se encerra o ciclo Histórias de Jazz em Portugal, concebido pelos críticos e divulgadores António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, em parceria com o Hot Clube de Portugal (Lisboa) e o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), para "celebrar e refletir o estado atual do jazz português" a partir dos seus protagonistas. Tem início hoje à noite, no Hot Clube, com um concerto de um combo da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, liderado por Bruno Santos, que irá interpretar composições de Bernardo Moreira. Hoje, será a vez dos músicos Afonso Pais, António José de Barros Veloso e Ricardo Toscano conversarem com os organizadores, numa troca de impressões sobre a obra de Pedro Moreira, com audição comentada de alguns exemplos musicais, seguindo-se o momento mais aguardado, o concerto Carta Branca de Pedro Moreira, acompanhado por João Paulo Esteves da Silva (piano), Bernardo Moreira (piano) e Paulo Bandeira (bateria)..Pedro Moreira tem um Bachelor of Fine Arts em Jazz e Música Contemporânea, pela New School University, e um Master of Music em Composição, pelo Mannes College of Music, ambas de Nova Iorque, para além do curso de Formação Musical do Conservatório Nacional de Lisboa. Estudou ainda em diversos seminários com saxofonistas de renome internacional como Dave Liebman, Paul Jeffrey ou Bill Pierce e outros..Por cá, deu-se a conhecer ao público ainda em meados da década de 1980, à frente do seu próprio grupo ou com os irmãos Bernardo e João, no Moreiras Jazztet e Moreiras Quinteto, tendo igualmente participado nos grupos de Nelson Cascais, Bruno Santos, Zé Eduardo, Bernardo Moreira, André Fernandes ou Septeto do Hot Clube..Foi diretor musical da Big Band do Hot Clube de Portugal entre 1991 e 2009, bem como assistente musical do maestro Robert Sadin, em Nova Iorque. Com uma carreira que se estende também ao teatro e à música popular, como o atestam as colaborações com nomes como Cristina Branco, Camané, Xutos & Pontapés, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Leão, Carlos do Carmo ou Milton Nascimento, tem sido também como docente que continua a marcar gerações de novos músicos. É atualmente diretor da Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi coordenador da variante de jazz de 2008 a 2010. Foi diretor pedagógico da Escola de Jazz do Hot Clube e docente do Conservatório Nacional de Lisboa, Instituto Piaget e curso de Jazz do Conservatório da Madeira.