Parque das Nações é a freguesia mais jovem de Lisboa, Olivais tem mais idosos -- Câmara

Parque das Nações, Santa Clara, Lumiar ou Belém são as freguesias do concelho de Lisboa onde existem mais crianças até aos 14 anos, enquanto Olivais, Alvalade ou Ajuda são os territórios onde habita mais população idosa.
Publicado a
Atualizado a

Estes dados constam do Atlas Social dado hoje a conhecer pela Câmara Municipal de Lisboa, numa apresentação que decorreu na Sociedade de Geografia.

"A proporção de crianças dos 0 aos 14 anos evidenciava o padrão de rejuvenescimento nas freguesias da coroa norte, como por exemplo na freguesia de Parque das Nações, logo seguida de Santa Clara, Lumiar, Carnide e Marvila, assim como Estrela e Belém", aponta o documento.

Já a "proporção da população idosa (65 e mais anos) confirma a realidade do envelhecimento em quase toda a cidade, embora seja mais marcada nas freguesias de Olivais e Alvalade, Benfica, Ajuda e Alcântara, com valores superiores a 28%".

Anda no âmbito social, o Atlas aponta que o índice de envelhecimento (proporção de idosos por cada 100 jovens menores de 15 anos) era de 183 em 2011, sendo que "Benfica, Ajuda, Santa Maria Maior e São Vicente surgem destacadas com valores acima de 250".

"O isolamento social dos idosos traduz-se pela existência de mais de 35.000 pessoas com 65 e mais anos a viverem sós, sobretudo nas freguesias de Benfica, S. Domingos de Benfica, Alvalade, Olivais, Arroios, Penha de França e Campo de Ourique", acrescenta o documento.

Já em relação à vida familiar, o maior número de famílias monoparentais encontrava-se "sobretudo nas freguesias do centro histórico, como Santa Maria Maior, Misericórdia, Arroios, Santo António, São Vicente e Campo de Ourique", enquanto as famílias de maior dimensão estavam, segundos os dados de há seis anos, em Santa Clara e Marvila.

"Em 2011, a população estrangeira residente em Lisboa era de cerca de 35.000 indivíduos, localizando-se principalmente nas freguesias de Santa Maria Maior e de Arroios, destacando-se claramente esta última freguesia", lê-se no Atlas Social da cidade.

Os dados apresentados mostram também que "Santa Clara, Marvila e Beato apresentavam, em 2011, maior concentração de jovens que não se encontravam a estudar ou em qualquer processo de aprendizagem ou de formação", pelo que "também Ajuda, Campolide e Santa Maria Maior se destacam".

O concelho de Lisboa tem uma área total de 85,87 quilómetros quadrados (km2), sendo que a freguesia com maior área é a dos Olivais (8,09 km2), e a mais pequena é a da Misericórdia, com 1,11 km2.

Estes dados podem ser consultados em papel ou na 'internet', sendo que o objetivo da Câmara é que sejam dados abertos, aplicados noutras finalidades.

Dando o exemplo das eleições autárquicas que se realizam a 01 de outubro, o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, advogou que estes dados "podem ajudar [os candidatos] na elaboração de propostas para a cidade".

O atlas, que pretende ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, tem também dados relativos à habitação, educação, população sem-abrigo, e prestações sociais.

O documento agrega dados dos últimos censos realizados pelo Instituto Nacional de Estatística (em 2011), Segurança Social, Ministério da Educação, Instituto do Emprego e Formação Profissional e da própria autarquia, pelo que João Afonso admite uma atualização da informação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt