Pagamentos duplicados à Lusoponte explicados na AR
A audição, requerida pelo PS, está agendada para as 10:00, com os deputados socialistas a alegarem que o Governo tomou decisões sobre os pagamentos feitos à Lusoponte com base em "informação remetida" pelo instituto que regula o setor rodoviário.
Em causa estão os pagamentos feitos à Lusoponte a título de compensação pela não cobrança de portagens na Ponte 25 de Abril, que se tornaram num caso político.
A 14 de março, o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, foi à comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas, dar explicações sobre o caso, tendo garantido que não houve um "duplo pagamento" feito à Lusoponte.
O secretário de Estado disse, na altura, que que as isenções na cobrança de portagens nos meses de agosto na Ponte 25 de Abril geraram uma dívida de 110 milhões de euros.
O último acordo de reequilíbrio financeiro entre o Estado e a Lusoponte foi assinado a 29 de março e, segundo Sérgio Monteiro, vai permitir uma poupança de 50 milhões de euros ao Estado.