Os líderes das cinco principais ligas europeias

Publicado a
Atualizado a

? Títulos: uma Taça UEFA e uma taça da Alemanha

? Onze-base: Adler; Schwaab, Friedrich, Hyypia, Gonzalo Castro; Barnetta, Vidal, Reinartz e Kroos; Kiessling e Derdiyok

? Treinador: Jupp Heynckes

? Goleador: Stefan Kiessling

? Perseguidor: Schalke 04 (- 1 pto)

? Jupp Heynckes (ex-treinador do Benfica) trouxe o Leverkusen de volta aos tempos de ribalta que conheceu no início do século. Uma equipa sem estrelas (onde sobressai Kiessling, goleador da Bundesliga) vai-se assumindo no topo da prova e não perde - honra só partilhada com o Barcelona, nas principais ligas europeias. Pode ser desta que o "Neverkusen" quebra o enguiço de ficar sempre perto dos grandes títulos, mas a concorrência continua próxima.

? Títulos: seis campeonatos e três taças da França

? Onze-base: Carrrasso; Chalme, Ciani, Planus e Tremoulinas; Fernando e Diarra; Gouffran, Gourcuff e Wendel; Chamakh

? Treinador: Laurent Blanc

? Goleador: Yoann Gourcuff

? Perseguidor: Lille (- 9 pontos)

? No Verão, Marselha e Lyon investiram muito (Lucho, Morientes, Heinze, Cissokho, Michel Bastos, Lisandro...), mas continuam sem pedalada para apanhar o Bordéus. O clube da região vinícola vai lançado para o bicampeonato, já com nove pontos de avanço sobre o Lille. Se, no banco, a responsabilidade é de Laurent Blanc, um campeão do Mundo de 1998, no relvado tudo sai da batuta do criativo francês Gourcuff e dos pés do goleador marroquino Chamakh.

? Títulos: 17 ligas e cinco taças de Itália, duas Champions e cinco Taças UEFA

? Onze-base: Júlio Cesar; Maicon, Lúcio, Córdoba e Chivu; Zanetti, Cambiasso e Stankovic; Sneijder; Eto'o e Milito

? Treinador: José Mourinho

? Estrela: Samuel Eto'o

? Perseguidor: Milan (- 8 pontos, mas também menos um jogo)

? Mourinho e Quaresma caminham a passos largos para um pentacampeonato inédito na história do Inter. A primeira volta só chega ao fim este domingo, mas o título de inverno já está garantido, fruto dos oito pontos sobre o Milan. O técnico português até tem sido contestado devido ao percurso na Liga dos Campeões, mas - nem que seja com golos nos descontos - os nerazurri estão imparáveis na liga. A fórmula? Uns avançados super produtivos: Milito, Eto'o e Balotelli.

? Títulos: três ligas e cinco taças de Inglaterra, duas Taças das Taças

? Onze-base: Cech; Ivanovic, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Essien, Ballack, Lampard e Joe Cole; Drogba e Anelka

? Treinador: Carlo Ancelotti

? Estrela: Didier Drogba

? Perseguidores: Man. United (-1 ponto, mais um jogo) e Arsenal (-3)

? A equipa mais portuguesa de Inglaterra (Hilário, Paulo Ferreira, Bosingwa, Ricardo Carvalho e Deco) segue bem encaminhada para repetir os títulos de 2004/05 e 2005/06. No ano de estreia em Inglaterra, Ancelotti tem matéria--prima com fartura (além do onze-base, em permanente rotatividade, há Bosingwa, Alex, Mikel, Malouda, Deco e Kalou...). E tem respondido com resultados, liderando a liga e ganhando todos os jogos com os rivais Arsenal, United e Liverpool.

? Títulos: 19 campeonatos, 25 taças, três Liga dos Campeões, quatro Taças das Taças e três Taças das Cidades com Feira

? Onze-base: Victor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Touré, Xavi e Iniesta; Pedro, Ibrahimovic e Messi

? Treinador: Josep Guardiola

? Estrela: Lionel Messi

? Perseguidor: Real Madrid (-2pts)

? Em Espanha o campeonato ainda não chegou ao final da 1.ª volta, mas, para já, é o Barcelona que lidera, levando a melhor numa luta titânica com o Real Madrid. Com alguns dos melhores jogadores do Mundo - de Messi a Ibrahimovic, de Xavi a Iniesta -, Guardiola leva o "papa-taças" Barça num passeio invicto pela liga (quatro empates e 13 vitórias em 17 jogos). Bónus: exibe o melhor ataque, a melhor defesa o bom futebol que conquista o Mundo desde a última época.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt