os homens por detrás de porto alegrE E DAVOS

Publicado a
Atualizado a

J aneiro é mês de economia. Todos os anos está em discussão tanto no Fórum Económico Mundial, em Davos na Suíça, como no Fórum Social Mundial, que este ano voltou a Porto Alegre, no Brasil, depois de cinco anos organizado noutros países, da Nigéria à Índia. Fundado pelo antigo professor de Economia Klaus Schwab em 1971, o Fórum de Davos junta nos Alpes suíços líderes mundiais e patrões das grandes empresas. Sinónimo de elite capitalista e ideologia liberal, este encontro gerou críticas ferozes por parte dos países em desenvolvimento e das ONG que o acusaram de apenas dar uma visão da economia. Foi para introduzir a ideia de responsabilidade social que o antigo empresário brasileiro Oded Grajew fundou o Fórum Social Mundial, também conhecido por "Davos dos pobres".

Este ano, com o mundo a viver os primeiros sinais de saída da crise financeira, Davos preparava-se para voltar às festas pós-reuniões de trabalho que caracterizaram encontros anteriores. Isto depois da austeridade que imperou em 2009. Já o Fórum Social Mundial aproveitou a sua décima edição para fazer um balanço das anteriores e delinear a estratégia para o seu futuro.

Aos 71 anos, para Klaus Schwab, e aos 66, para Oded Grajew, os dois fundadores dos fóruns mundiais que marcam o mês de Janeiro em termos de agenda económica tornaram-se rostos conhecidos em todo o mundo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt