Onze cães perigosos apreendidos na Serafina

Animais foram retirados ao dono e entregues no canil municipal da capital
Publicado a
Atualizado a

A Brigada Especial de Fiscalização Animal (BEFA), da Polícia Municipal de Lisboa, apreendeu, sexta-feira, 11 cães da raça pitbull, sendo um animal adulto e dez cachorros, no Bairro da Serafina, em Lisboa.

A brigada levantou três autos de contra-ordenação, ao dono dos animais, em virtude de o proprietário não estar habilitado a possuir cães de raça considerada perigosa, tendo os canídeos sido entregues ao Canil Municipal de Lisboa, explicou fonte do comando daquela polícia.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei em que regulamenta o novo regime jurídico da detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia. O Governo pretende criminalizar os comportamentos "correspondentes à promoção ou participa- ção com animais em lutas, bem como a ofensa à integridade física, causada por animal perigoso ou potencialmente perigoso, por dolo ou negligência do seu detentor".

Em reacção a esta lei, o Rottweiler Clube de Portugal, raça considerada perigosa pelas autoridades, manifestou "indignação" perante o anúncio da proposta de lei, que prevê a responsabilização criminal dos donos pelos ataques dos seus cães.

Em comunicado, o clube de criadores de rottweiler lamenta "a falta de respeito e de seriedade" do Ministério da Agricultura.

A Polícia Municipal de Lisboa constituiu a Brigada Especial de Fiscalização de Animais, no início de Janeiro, que já apreendeu vários animais de raça pitbull e rottweiler em situação ilegal, bem como outros animais.

Os agentes da Brigada Especial já fiscalizaram centenas de situações relacionadas com animais, acções de que resultaram várias apreensões, incluindo animais considerados "perigosos - que foram enviados para o canil municipal - e passaram dezenas de multas por incumprimento da legislação em vigor, disse anteriormente o responsável da Polícia Municipal, André Gomes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt