ONU: Mais de 100 crianças entre os civis mortos
"A morte de civis, entre os quais 100 crianças, durante o fim-de-semana mostra o cenário de banho de sangue se concretizou", disse à AFP Gordon Weiss.
Concentrados numa faixa costeira de 4 Km2 no nordeste da ilha, os Tigres de Libertação de Tamil Eelam (LTTE) afirmaram no domingo que "mais de 2 000 civis inocentes tinham sido mortos nas últimas 24 horas" pelos bombardeamentos do exército governamental, segundo um comunicado colocado no "site" tamilnet.com, favorável à guerrilha.
De acordo com estimativas das Nações Unidas, 6 500 civis foram provavelmente mortos e 14.000 ficaram feridos entre o final de Janeiro e meados de Abril, na ofensiva final do exército contra os separatistas.
Em quatro meses, a ONU calcula que cerca de 200 000 pessoas fugiram dos combates e foram colocadas em campos de refugiados no norte, onde o acesso dos jornalistas é praticamente impossível.
Ao cabo de 37 anos de violência, o Governo do Sri Lanka está convencido ter derrotado a rebelião, a mais bem organizada do mundo, que até 2006-2007 controlava um terço dos 65 mil km2 do antigo Ceilão, com uma população de 20 milhões de pessoas.